COMUNIDADES INDÍGENAS NA REGIÃO METROPOLITANA DE MANAUS: DESAFIOS PARA A CONSTRUÇÃO DO BEM-VIVER A PARTIR DE SUAS VIVÊNCIAS E REPRESENTAÇÕES

Autores

  • Lindomar de Jesus de Sousa Silva Autor
  • Alessandro Carvalho dos Santos Autor
  • Gilmar Antonio Meneghetti Autor
  • José Olenilson Costa Pinheiro Autor
  • Rafael de Lima Erazo Autor
  • Adelyane Lobato Ossame Autor
  • Glenda Barbosa da Costa Autor
  • Louyse da Silva Bezerra Autor

DOI:

https://doi.org/10.56238/arev7n2-170

Palavras-chave:

Deslocamento, Transferência de Tecnologia, Comunidades Indígenas

Resumo

O presente artigo apresenta uma nova perspectiva de transferência tecnológica voltada para comunidades de agricultores familiares e comunidades tradicionais, com foco nas comunidades indígenas Sateré-Gavião e Aldeia Tururukari-Uka, situadas na região metropolitana de Manaus. Essas comunidades são compostas por indígenas migrantes de outras regiões do estado, como o Baixo Amazonas e o Alto Solimões.A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, fundamentada em relatos orais individuais e coletivos obtidos por meio de entrevistas, conversas informais e reuniões. A sistematização dos dados evidencia que o desenvolvimento dessas comunidades, que buscam se estabelecer em territórios próximos à capital, representa um grande desafio para as instituições de pesquisa. No entanto, esses desafios podem ser superados por meio de uma abordagem que valorize o conhecimento tradicional, promova o diálogo intercultural e possibilite a construção de uma agenda de ações para o desenvolvimento rural sustentável dessas comunidades.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2025-02-13

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

SILVA, Lindomar de Jesus de Sousa; DOS SANTOS, Alessandro Carvalho; MENEGHETTI, Gilmar Antonio; PINHEIRO, José Olenilson Costa; ERAZO, Rafael de Lima; OSSAME, Adelyane Lobato; DA COSTA, Glenda Barbosa; BEZERRA, Louyse da Silva. COMUNIDADES INDÍGENAS NA REGIÃO METROPOLITANA DE MANAUS: DESAFIOS PARA A CONSTRUÇÃO DO BEM-VIVER A PARTIR DE SUAS VIVÊNCIAS E REPRESENTAÇÕES. ARACÊ , [S. l.], v. 7, n. 2, p. 7474–7487, 2025. DOI: 10.56238/arev7n2-170. Disponível em: https://periodicos.newsciencepubl.com/arace/article/view/3348. Acesso em: 5 dez. 2025.