ATENÇÃO PRIMÁRIA NO CONTROLE DA HANSENÍASE: ESTUDO AVALIATIVO SOB A ÓTICA DOS GESTORES EM UM MUNICÍPIO DO SERTÃO PARAIBANO

Autores/as

  • Hellen Raquel Fortunato Bandeira Autor/a
  • Thiago Moura Tavares Autor/a
  • Nertan Ribeiro Batista Autor/a
  • Marilena Maria de Souza Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.56238/arev7n2-080

Palabras clave:

Hanseníase, Atenção Primária à Saúde, Gestores

Resumen

A hanseníase, apesar dos avanços das últimas décadas, ainda constitui um problema de saúde pública, mesmo sendo uma doença curável, com meios para o diagnóstico precoce, tratamento eficaz e gratuito. O Brasil está entre os 22 países que possuem as mais altas cargas da doença em nível global, o estado da Paraíba apresenta altas taxas de detecção da doença e o município de estudo, Cajazeiras-PB, localizado no maior cluster de aglomeração da doença no estado, foi considerado hiperendêmico nos anos de 2010 a 2016, possuindo, ainda, altas taxas de detecção. Assim, a Estratégia de Saúde da Família deve estar organizada para oferecer as ações de controle da doença de acordo com os atributos da atenção primária à saúde, considerando que as medidas devem estar pautadas na redução da carga de hanseníase na população, por intermédio da atuação de gestores, técnicos e profissionais de saúde quanto à elaboração dos planos estaduais, regionais e municipais para ações estratégicas a serem desenvolvidas. Logo, objetiva-se analisar o desempenho do município de Cajazeiras-PB por meio de um instrumento avaliativo na atenção primária à saúde frente à realização das ações de controle da hanseníase sob a ótica dos gestores. Para tal, foi desenvolvida uma pesquisa avaliativa de natureza quantitativa com os seguintes profissionais de gestão: Secretário Municipal de Saúde, Coordenador da APS, Coordenador de Vigilância Epidemiológica e Gerentes de Unidade da APS, utilizando um instrumento composto por 8 atributos para formação de escores dos gestores e do município em estudo. A partir disso, observou-se fragilidades entre os atributos de avaliação, como "acesso” e "orientação profissional", assim como entre as medidas de dispersão que destacavam relativa inconsistência entre as respostas prestadas frente a realidade do município. Dessa forma, mesmo apresentando um escore geral de 7,58 considerado adequado de acordo com a padronização do PCATool-Brasil, o município apresentou medidas de dispersão com relativa heterogeneidade, sugerindo que nem todos os aspectos avaliados estavam acima dos valores considerados positivos. À vista disso, a realização dessa pesquisa possibilita a identificação das fragilidades pontuais e a busca por resolutivas no que diz respeito às vulnerabilidades que perpassam as ações dos gestores frente ao controle da hanseníase no município de Cajazeiras-PB.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

2025-02-10

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

BANDEIRA, Hellen Raquel Fortunato; TAVARES, Thiago Moura; BATISTA, Nertan Ribeiro; DE SOUZA, Marilena Maria. ATENÇÃO PRIMÁRIA NO CONTROLE DA HANSENÍASE: ESTUDO AVALIATIVO SOB A ÓTICA DOS GESTORES EM UM MUNICÍPIO DO SERTÃO PARAIBANO. ARACÊ , [S. l.], v. 7, n. 2, p. 5867–5884, 2025. DOI: 10.56238/arev7n2-080. Disponível em: https://periodicos.newsciencepubl.com/arace/article/view/3227. Acesso em: 8 dec. 2025.