ANÁLISE DE CRESCIMENTO EM PLÂNTULAS PRÉ-GERMINADAS DE AÇAÍZEIRO (EUTERPE OLERACEA MART. - ARECACEAE) - CULTIVAR CHUMBINHO

Autores/as

  • Henriqueta da Conceição Brito Nunes Autor/a
  • Luiz Fernandes Silva Dionisio Autor/a
  • Manoel Tavares de Paula Autor/a
  • Luiz Eduardo da Silva Barroso Autor/a
  • Leilson Willamis Nascimento da Silva Autor/a
  • Jésse Ray Mendes Costa Autor/a
  • Leonardo Barbosa Neves Thaly Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.56238/arev7n2-045

Palabras clave:

Açaí, Crescimento, Sementes, TCA, Cultivar

Resumen

O açaizeiro (Euterpe oleracea Mart.) é uma palmeira nativa das várzeas amazônicas, com crescente relevância no mercado nacional e internacional, o que tem gerado maior interesse em seu cultivo. Atualmente, a exploração extrativista do açaizeiro tem sido parcialmente substituída por cultivos agrícolas em terra firme, indicando a necessidade de estudos relacionados à espécie. Em uma área de sementeira da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Econômico (SEMADRE) de Cametá-PA, foi realizada a análise de crescimento da espécie E. oleracea (chumbinho) dos seguintes parâmetros: altura do caulículo, comprimento da radícula, peso úmido, peso seco, teor de umidade e a taxa de crescimento absoluto (TCA). Foram realizadas após o 45° dia do semeio quatro coletas (tratamentos) de plantas nos seguintes períodos: cinco (5), dez (10), quinze (15) e vinte e cinco (25) dias após a emergência em sementeira. Em cada período, foram coletadas aleatoriamente 30 plantas / tratamento (tempo), sendo 10 plântulas por repetição. As amostras foram analisadas no Campus XVIII da Universidade do Estado do Pará. As plântulas, sem as sementes, foram medidas, pesadas e secas em estufa a 80°C por 24 a 36 horas, até atingirem peso constante. A maioria das sementes apresentaram emergência aérea após 30 dias, no estágio denominado palito, com altura variando entre 2,5 e 7,7 cm. No primeiro tratamento (5 dias), os valores médios registrados foram: comprimento da radícula de 5,43 cm, altura do caulículo de 5,81 cm, peso úmido de 0,43 g e peso seco de 0,09 g. A TCA foi de 0,004 g.dia⁻¹, indicando a velocidade média de crescimento. Com base no comprimento do caule, ajustado por regressão linear, o tempo ideal para transplantar as mudas em sacos de polietileno foi estimado em 75,58 dias. Esses resultados contribuem para otimizar o manejo do cultivo em terra firme.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

2025-02-05

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

NUNES , Henriqueta da Conceição Brito; DIONISIO, Luiz Fernandes Silva; DE PAULA, Manoel Tavares; BARROSO, Luiz Eduardo da Silva; DA SILVA, Leilson Willamis Nascimento; COSTA, Jésse Ray Mendes; THALY, Leonardo Barbosa Neves. ANÁLISE DE CRESCIMENTO EM PLÂNTULAS PRÉ-GERMINADAS DE AÇAÍZEIRO (EUTERPE OLERACEA MART. - ARECACEAE) - CULTIVAR CHUMBINHO. ARACÊ , [S. l.], v. 7, n. 2, p. 5298–5307, 2025. DOI: 10.56238/arev7n2-045. Disponível em: https://periodicos.newsciencepubl.com/arace/article/view/3161. Acesso em: 5 dec. 2025.