AVALIAÇÃO DA REPRESENTAÇÃO POR GÊNERO E RAÇA DOS MINISTRADORES NOS ENCONTROS DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE PESQUISA ODONTOLÓGICA: ANÁLISE DOCUMENTAL DOS ÚLTIMOS 4 ANOS

Autores/as

  • Nalanda Moreira dos Santos Autor/a
  • Amanda Wellen Conceição Sampaio Autor/a
  • Rinala Manoeli Moreira dos Santos Autor/a
  • Jorge Luis Pagliarini Autor/a
  • Andrew Silva Pinheiro Autor/a
  • Jonhata Vasconcelos Costa Leal Autor/a
  • Johnatan Luís Tavares Góes Autor/a
  • Adan Lucas Pantoja de Santana Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.56238/arev7n2-030

Palabras clave:

Diversidade de Gênero, Equidade em Saúde, Eventos Científicos e de Divulgação, Grupos Raciais, Pesquisa em Odontologia

Resumen

Os encontros da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica (SBPqO) é o principal evento de Pesquisa científica do Brasil, tendo como função a divulgação científica, corroborando para o desenvolvimento e reconhecimento de projetos científicos. Observar a composição dos palestrantes é um parâmetro importante para compreender como essa sociedade dialoga com a diversidade. Dessa forma, objetiva-se analisar a representatividade de gênero e raça entre os palestrantes dos eventos organizados pela SBPqO nos últimos quatro anos, identificando padrões e propondo reflexões sobre a equidade de gênero e raça. Este estudo utiliza como metodologia, uma abordagem quantitativa, com análise documental e descritiva do intervalo de 2020 a 2023. Os critérios de inclusão, consideraram palestrantes, cujas informações sobre gênero e raça, foram retiradas dos anais disponibilizados no site oficial do evento e pela Plataforma Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Os dados foram tabulados, analisados e descritos por meio de gráficos. Obteve-se como resultado, o comparativo dos quatro anos analisados, os quais, apontam a predominância de 65% de palestrantes do gênero masculino em relação à média feminina, que foi de 35%. Além disso, observou-se que 97% de ministradores são da raça branca em comparação com as demais etnias. Conclui-se que ao longo de quatro anos, foi identificada uma disparidade na representatividade de gênero e étnico-racial entre os palestrantes, com predominância de homens brancos. Conclui-se que há predominância de palestrantes homens e brancos nos eventos da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica (SBPqO) entre 2020 e 2023, revelando uma baixa representatividade de negros e mulheres, respectivamente.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

2025-02-05

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

DOS SANTOS, Nalanda Moreira; SAMPAIO, Amanda Wellen Conceição; DOS SANTOS, Rinala Manoeli Moreira; PAGLIARINI, Jorge Luis; PINHEIRO, Andrew Silva; LEAL, Jonhata Vasconcelos Costa; GÓES, Johnatan Luís Tavares; DE SANTANA, Adan Lucas Pantoja. AVALIAÇÃO DA REPRESENTAÇÃO POR GÊNERO E RAÇA DOS MINISTRADORES NOS ENCONTROS DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE PESQUISA ODONTOLÓGICA: ANÁLISE DOCUMENTAL DOS ÚLTIMOS 4 ANOS. ARACÊ , [S. l.], v. 7, n. 2, p. 5037–5051, 2025. DOI: 10.56238/arev7n2-030. Disponível em: https://periodicos.newsciencepubl.com/arace/article/view/3138. Acesso em: 14 dec. 2025.