TAYÓ EM QUADRINHOS: EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.56238/arev8n1-031Palabras clave:
Educação Infantil, Relações Étnico-Raciais, Literatura Afro-brasileira, AntirracismoResumen
O presente artigo tem como objetivo analisar a obra Tayó em Quadrinhos, de Kiusam de Oliveira, enquanto recurso pedagógico para a promoção da Educação das Relações Étnico-Raciais na Educação Infantil. Fundamentada na Lei nº 10.639/2003 e nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais, a discussão destaca a importância da literatura infantil afro-brasileira como instrumento de valorização da identidade negra, do pertencimento étnico-racial e do combate ao racismo desde a infância. A narrativa de Tayó, ao afirmar a beleza do cabelo crespo e a ancestralidade africana, contribui para práticas pedagógicas antirracistas, promovendo representatividade, autoestima e respeito à diversidade cultural no ambiente escolar.
Descargas
Referencias
BRASIL. Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”. Diário Oficial da União, Brasília, 2003.
GOMES, N.L. O movimento negro educador: saberes construídos nas lutas por emancipação. Petrópolis: Vozes, 2017.
GOMES, N. L. Sem perder a raiz: corpo e cabelo como símbolos da identidade negra. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
MUNANGA, K. Rediscutindo a mestiçagem no Brasil: identidade nacional versus identidade negra. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2012a.
MUNANGA, K. Negritude: usos e sentidos. Belo Horizonte: Autêntica, 2012b.
OLIVEIRA, K. Omo-Oba: histórias de princesas. São Paulo: Mazza Edições, 2020.
OLIVEIRA, K. Literatura infantil afro-brasileira: narrativas de resistência e afirmação. São Paulo: Mazza Edições, 2020.
OLIVEIRA, K. de. Tayó em Quadrinhos. São Paulo: Peirópolis, 2018.
OLIVEIRA, K. Omo-Obá: histórias de princesas. São Paulo: Mazza Edições, 2018.
RAMOS, P. A leitura dos quadrinhos. São Paulo: Contexto, 2010.
SILVA, T. T. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2018.
SILVA, M. A. da. Quadrinhos e educação: da teoria à prática pedagógica. São Paulo: Cortez, 2018.
