PERCEPÇÕES ACERCA DA EVASÃO NO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA NA CIDADE DE SALGUEIRO-PE: CONHECER PARA MITIGAR
DOI:
https://doi.org/10.56238/levv16n52-058Palavras-chave:
Evasão, Cultura, Arte, Ensino de FísicaResumo
Este estudo apresenta um panorama da evasão dos estudantes do curso de Licenciatura em Física no Instituto Federal do Sertão Pernambucano – Campus Salgueiro. Desenvolve uma análise dos fatores relacionados à evasão, buscando compreender as causas subjacentes ao fenômeno e suas implicações na formação de profissionais de Física. A partir de dados obtidos no registro acadêmico da instituição, bem como de atividades lúdicas comunitárias e entrevistas realizadas com alunos, professores e técnicos, o trabalho busca explicar as percepções das partes envolvidas acerca das razões da evasão. Além disso, propõe refletir sobre o papel do multiculturalismo e da valorização cultural como estratégias no combate à evasão, destacando as realidades culturais como fatores estruturantes do sentimento de pertencimento, diretamente relacionados à promoção da permanência estudantil. Nosso objetivo é contribuir para o entendimento das dinâmicas culturais no contexto do ensino superior e compreender a visão institucional acerca da evasão, de modo a propor ações que valorizem a diversidade cultural como instrumento de fortalecimento do vínculo dos estudantes com o curso e o ambiente acadêmico.
Downloads
Referências
ASSUNÇÃO, Jeane Rodella; DA SILVA, Maria Aparecida Monteiro. O PENSAMENTO CIENTÍFICO E O DO PROCESSO DE INCLUSÃO. Revista Olhares, v. 1, n. 12, p. 241-252, 2022.
BORGES, Otto. Formação inicial de professores de Física: formar mais. Formar melhor, 2006. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-47442006000200003
BRASIL. Ministério da Educação. Indicadores sobre ensino superior. Disponível em: https://dadosabertos.mec.gov.br/indicadores-sobre-ensino-superior. Acesso em: 21 set. 2025.
FARIAS, Natali Valentim. Uso excessivo de telas e desempenho acadêmico: impactos entre estudantes universitários. 2024..
GALIAZZI, M. C; GONÇALVES, F. P. A natureza das atividades experimentais no ensino de Ciências: um programa de pesquisa educativa nos cursos de Licenciatura. In: MORAES, R.; MANCUSO, R. (Orgs.). Educação em Ciências. Ijuí: Unijuí, 2004. p. 237-252.
HEWITT, Paul G. Conceptual physics. Pearson Educación, 2002.
LIMA, Ana Claudia Souza dos Santos. A evasão no curso de Licenciatura em física do Instituto Federal do Sertão Pernambucano-Campus Salgueiro: fatores causadores na ótica institucional. 2016.
LIMA, Ronilda Pereira et al. A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS DIFERENCIADAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA REFLEXÃO SOBRE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E ENSINO DE QUALIDADE NA ESCOLA PÚBLICA EM TEMPOS DE PANDEMIA. Facit Business and Technology Journal, v. 1, n. 28, 2021.
MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti et al. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária, 1986.
PERBONI, J. S., & OLIVEIRA, S. G. A experiência de realizar uma observação participante: facilidades e desafios. Universidade Federal de Pelotas. (2018).
SAMPAIO, T. A. et al. Physics of Sounds, Music and Culture-Instrumentation Strategies for Teaching Acoustics during the Social Isolation of the Covid-19 Pandemic. International Journal Of Advanced Research in Engineering & Management (IJAREM), 2024.
SERTÃO CIENTÍFICO. O Som do Vinil. YouTube. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=1hH2AW_fZLc . Acesso em: 12 set. 2025.