APRENDIZAGEM DIALÓGICA COMO NECESSIDADE DA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA E SUAS INFLUÊNCIAS PARA ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL DOS ANOS FINAIS
DOI:
https://doi.org/10.56238/levv16n52-019Palavras-chave:
Aprendizagem Dialógica, Interação, Formação Docente, Renovação das Práticas EducativasResumo
O processo de ensino baseado nas relações de interação e diálogo potencializam as aprendizagens dos estudantes, pois,estamos todos, continuamente em diálogo com o mundo, enessa dinâmica, criamo-nos e recriamo-nos. Nesse sentido, a dialogicidade não pode ser reduzida a um simples método ou estratégia educacional, nem tampouco a uma pura tática de indivíduos “para alcançar resultados”. Ela é uma exigência da natureza humana e também uma demanda a favor da opção democrática do educador. Para que as práticas de ensino sejam qualificadas, levando em consideração a concepção dialógica da aprendizagem, pressupõe-se que educadores tenham a oportunidade de se atualizar e aprimorar suas habilidades, no que concerne ao ensino dialógico, interativo e reflexivo, a partir de formação continuada. Dessa forma, se tornam mais capacitados para enfrentar os desafios atuais da sala de aula e atender às necessidades dos alunos. Portanto, este artigo tem como objetivo suscitar reflexões em torno da aprendizagem dialógica como uma necessidade da sociedade contemporânea, a fim de fortalecer o processo de ensino-aprendizagem para o público de estudantes do ensino fundamental dos anos finais.
Downloads
Referências
AUBERT, A. Aprendizagem dialógica na sociedade da informação. São Carlos:EduFSCar, 2018.
BRAGA, F.; GABASSA, V.; MELLO, R. Comunidades de Aprendizagem: outra escola é possível. 1. ed. São Carlos:EduFSCar, 2014.
BRASIL. Ministério da Educação. Resultados: Semana da Escuta das Adolescências nas Escolas. Disponível em: https://semanadaescuta.org.br/resultados/estados. Acesso em: 5 ago. 2025.
COMUNIDADE DE APRENDIZAGEM. Guia completo: Comunidade de Aprendizagem. Disponível em: https://www.comunidadedeaprendizagem.com/ead/. Acesso em: 5 set. 2022.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 29. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2010.
NÓVOA, A. Os professores e a sua formação num tempo de metamorfose da escola. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 44, n. 3, p. 1-16, jun. 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-623684910
NÓVOA, A. Para uma análise das escolas do presente. In: NÓVOA, A.; FINGER, M. A escola e o futuro. Porto Alegre: Penso, 2018. p. 15-32.
UNIVERSIDADE DE BARCELONA. Relatório includ-ed final: estratégias para a inclusão e coesão social na Europa a partir da educação. Barcelona, 2012.