EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM PERSPECTIVA: AULA DE CAMPO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE ECOLOGIA E MEIO AMBIENTE: UMA PROPOSTA DIDÁTICA INTEGRADA À BNCC

Autores

  • Alan Christian Moreira dos Santos Author
  • Aline Cristina Moreira Scabio Author
  • Bruna Alexia do Nascimento Brum de Souza Author
  • Joao Vitor Moreira Martins dos Santos Author

DOI:

https://doi.org/10.56238/levv16n51-025

Palavras-chave:

Aula de Campo, Espaço Não-formal de Educação, Sensibilidade Ambiental

Resumo

O trabalho propõe a promoção do aprendizado sobre ecologia, biodiversidade, formação e uso do solo, importância dos rios aéreos e sequestro de carbono, mecanismo de redução do aumento da temperatura global e preservação ambiental por meio de trilhas ecológicas em uma área de extrema relevância ambiente no município de Vila Velha na Área de Preservação Permanente Lagoa Encantada (APP Lagoa Encantada), conectando assim, teoria e prática de maneira significativa. Com isso, foi realizado uma aula de campo em uma área de extrema importância ambiental no município de Vila Velha, atividades pré e pós-campo para consolidar os conhecimentos adquiridos, incentivar a reflexões críticas sobre a conservação ambiental para alunos do 6° e 7° ano do ensino do ensino fundamental e por fim, criar um roteiro de atividades pedagógicas replicável em outras escolas da região. Durante as atividades práticas nas trilhas ecológicas, os alunos aplicam os conceitos, observando e registrando a fauna e flora locais, analisando cadeias alimentares e avaliando impactos ambientais da região. Após as atividades de campo, foram realizadas atividades complementares, como relatório de aula de campo e questionário, roda de conversa entre outras atividades. Os alunos puderam desenvolver diversas competências e habilidades da Base Nacional de Currículo Comum (BNCC).

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

CAMPOS, Carlos Roberto Pires; SILVA, Marcelo Scabelo. Aulas de campo como metodologia de ensino – fundamentos teóricos. In: CAMPOS, Carlos Roberto Pires. Aulas de campo para a alfabetização científica: práticas pedagógicas escolares. Vitória: Editora Ifes, 2015. Volume 6, p. 17-20.

DEWEY, John. Experiência e educação. Tradução Anísio Teixeira. São Paulo: Nacional, 1971.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido, 17ª. ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987. p. 107.

SANTOS, Alan Christian Moreira. Relatório de Visita Técnica na Área de Preservação Permanente Lagoa Encantada (APP Lagoa Encantada), Vila Velha. 2013. p. 49.

SOUSA; Cristiane Aureliano de, MEDEIROS; Monalisa Cristina Silva, SILVA Jose Adailton Lima, CABRAL, Laise Nascimento; A aula de campo como instrumento facilitador da aprendizagem em Geografia no Ensino Fundamental. Revista Educação Pública. 2016. p. 06.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em>https://basenacionalcomum.mec.gov.br/images

/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf> acessado em 02/05/2025.

LEIBÃO; Carvalho Priscila: SILVA, Telma Mendes da: PROPOSTA METODOLÓGICA PARA ELABORAÇÃO DE ROTEIROS DE AULAS DE CAMPO E IMPORTÂNCIA COMO RECURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO.

Revista Multidisciplinar de Ensino, V. 7 – n. 16, dez 2018. p. 25.

Downloads

Publicado

2025-08-08

Como Citar

DOS SANTOS, Alan Christian Moreira; SCABIO, Aline Cristina Moreira; DE SOUZA, Bruna Alexia do Nascimento Brum; DOS SANTOS, Joao Vitor Moreira Martins. EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM PERSPECTIVA: AULA DE CAMPO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE ECOLOGIA E MEIO AMBIENTE: UMA PROPOSTA DIDÁTICA INTEGRADA À BNCC. LUMEN ET VIRTUS, [S. l.], v. 16, n. 51, p. e7165 , 2025. DOI: 10.56238/levv16n51-025. Disponível em: https://periodicos.newsciencepubl.com/LEV/article/view/7165. Acesso em: 5 dez. 2025.