ECOMUSEU TARUMÃ: INTERRELAÇÕES ENTRE O PATRIMÔNIO CULTURAL E O TURISMO NA COMUNIDADE AGROVILA-MANAUS-AM
DOI:
https://doi.org/10.56238/levv17n56-069Palavras-chave:
Patrimônio Cultural, Ecomuseu, Turismo, Comunidades RibeirinhasResumo
Os ecomuseus são espaços que trazem uma linguagem museológica que permite interações e vivências para além das coleções em exposição, agregando outros fatores imateriais que carregam a identidade cultural de um povo e de um território, possibilitando uma dimensão multidimensional e atemporal. O presente artigo se insere no âmbito das discussões sobre a museologia social, tendo como objetivo principal analisar o potencial turístico do Ecomuseu Tarumã, situado na comunidade Agrovila Amazonino Mendes, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Tupé, Manaus-Am, como objetivos específicos: contextualizar o processo de criação do Ecomuseu Tarumã; identificar as conexões entre o ecomuseu Tarumã e o turismo; conhecer as concepções dos moradores da comunidade sobre o Ecomuseu e sobre o turismo. A metodologia adotada foi de base qualitativa, particularmente a pesquisa-ação, sendo aplicado formulários, entrevistas semiestruturadas, rodas de conversa, observação participante, registros em diário de campo entre outros. Dentre os interlocutores da pesquisa destacam-se moradores da comunidade, particularmente representantes de coletivos locais. Os resultados demonstram que atualmente há um distanciamento da comunidade com o Ecomuseu Tarumã em virtude de alguns conflitos, mas apesar deles, há um entendimento dos sujeitos da pesquisa sobre a existências de outros atrativos na comunidade e da potencialidade destes, havendo interesse dos comunitários em implementar o turismo comunitário.
Downloads
Referências
ALMEIDA, G. R; VALENÇA, V. R. Ecomuseu: reflexões sobre tempo, território e comunidad. In: Simpósio Nacional de História, 30., 2019, Recife. Anais (...). Recife, Universidade federal de Pernambuco, 2019.
Almeida, Railson. Mitos e identidades em uma vila Amazônica: uma leitura das manifestações culturais de uma comunidade ribeirinha do baixo rio negro. 2022. Dissertação (mestrado em história social)- Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2022.
BRULON, Bruno. A INVENÇÃO DO ECOMUSEU: O CASO DO ÉCOMUSÉE DU CREUSOT MONTCEAU-LES-MINES E A PRÁTICA DA MUSEOLOGIA EXPERIMENTAL. ScieloBrasil, São Paulo, v.21 Ago.2015.
CAVALCANTE, E. S. Ecomuseu Tarumã. Informativo. SEMED. Amazonas. 2002. 282 p.
FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009.
DE SOUSA PEDROS, A. Os ecomuseus como elementos estruturantes de espaços culturais e dinamizadores de estratégias de turismo local. Cuadernos de Geografía Revista Colombiana de Geografía, v. 23, n. 2, p. 203–219, 2014.
ICOM – Internacional council of museums, Museum definition. Disponível em: < https://icom.museum/en/resources/standards-guidelines/museum-definition/>. Acesso em: 08 de julho de 2024.
MARUJO, Noémi. O estudo académico do turismo cultural. TURYDES- revista turismo y desarollo local, Portugal, v.08, n 18 Jun. 2015.
MAGALHÃES BATISTA, C. Memória e Identidade: Aspectos relevantes para o desenvolvimento do turismo cultural. Caderno Virtual de Turismo, v. 5, n. 3, p. 27–33, 2005.
REIS, Gabrielle Alves. Os museus de território enquanto estratégia de mobilização do patrimônio ambiental e cultural. Revista CPC, São Paulo, Brasil, v. 16, n. 31, p. 69–94, 2021. DOI:10.11606/issn.1980-4466.v16i31p69-94.
SANTOS, E. C. dos. Informativo ECOMUSEU TARUMÃ. Prefeitura Municipal de Manaus/ SEMED – Secretaria Municipal de Educação, 2021.
MANAUS (Amazonas). Prefeitura de Manaus. Plano de gestão reserva de desenvolvimento sustentável do Tupé. Vol I – diagnóstico. Manaus –AM. Agosto. 2016 AGRADECIMENTOS
DESLANDES, Suely Ferreira.; CRUZ NETO, Otávio.; GOMES, Romeu.; O trabalho de campo como descoberta e criação. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org). Pesquisa Social, Teoria, método e criatividade. 21ª. Petrópolis: editora Vozes, 2002, p. 51-66.