TÓPICOS DE MATEMÁTICA EM ESCRITOS DE ORIGEM CRISTÃ

Autores

  • Reum Daniel Silva Barata Author
  • Miguel Chaquiam Author

DOI:

https://doi.org/10.56238/levv16n55-112

Palavras-chave:

Teologia e Ciência, Matemática e Religião, Matemática em Documentos de Origem Cristã, Matemática na Bíblia

Resumo

Desde os primórdios da humanidade a matemática em suas diversas modalidades tem se mostrado essencial para entendimento do mundo e desenvolvimento da humanidade. Noutro sentido, é possível perceber seu uso em contextos religiosos cristãos, a exemplo da Bíblia. Assim sendo, questionou-se:  Que elementos da matemática constam em documentos religiosos relacionados ao cristianismo?  Para obter elementos e argumentos que possam contribuir positivamente em relação ao questionamento elencado, foi estabelecido como objetivo: Apresentar recortes de documentos de origem cristã que revelem a utilização de conteúdos matemáticos. A pesquisa foi classificada quanto a sua abordagem, como qualitativa, uma vez que se tem por objetivo desenvolver um maior entendimento sobre um assunto ou uma questão; quanto aos seus objetivos, como exploratória, visto que se explora possibilidades e cenários sob diversos aspectos com a finalidade de ganhar familiaridade sobre uma situação e, quanto aos seus procedimentos, como bibliográfica, pois, foi realizado a partir do levantamento de referencial teórico e revisão bibliográfica, publicadas em meios físicos ou eletrônicos.  Observou-se que a aparente antítese entre a racionalidade dedutiva da matemática e o fundamento invisível da Fé dissolve-se na prática e na evolução do conhecimento humano.  Nesse cenário, observou-se em documentos que fundamentam a fé cristã a inserção de conceitos matemáticos fundamentais como medidas, proporções, frações e sequências, confirmando que a ciência dos números é uma dimensão inseparável da experiência humana, mesmo em contextos religiosos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

BECK, Vinicius Carvalho. A matemática no Egito Antigo. Porto Alegre: Editora PUC RS, 2010. Disponível em: https://editora.pucrs.br/anais/erematsul/comunicacoes/38VINICIUSCARVALHOBECK.pdf. Acesso em: 11∕05∕2025.

BÍBLIA SAGRADA. Tradução de João Ferreira de Almeida. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, Rio de Janeiro: Casa Publicadora das Assembleias de Deus, 2016.

CAMPOS, Tiago Soares. Cristianismo: resumo, história, divisões, origem. História do Mundo. Disponível em: https://www.historiadomundo.com.br/religioes/cristianismo.htm. Acesso em: 16∕07∕2025.

GALILEI, G. II Saggiatore. A cura di Libero Sosio. Milano: Rizzoli, 1980.

GNECCO, Bruno Barberi. “Afinal, o que é aleatoriedade?”. Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI)/Universidade de São Paulo, [s.d]. Disponível em: https://www.lsi.usp.br/~brunobg/cognitio/aleatoriedade.pdf. Acesso em: 21∕06∕2025.

GOMES, Sergio Manoel. Intersecção: um raio x matemático da bíblia / Sergio Manoel Gomes. São Paulo: Baraúna, 2011.

KVASZ, Ladislav. O Elo Invisível entre a Matemática e a Teologia. Traduzido por Patrícia Rebello Teles. Revista de Estudos da Religião, São Paulo, Edição Março, P.118-129, 2007.

Downloads

Publicado

2025-12-19

Como Citar

BARATA, Reum Daniel Silva; CHAQUIAM, Miguel. TÓPICOS DE MATEMÁTICA EM ESCRITOS DE ORIGEM CRISTÃ. LUMEN ET VIRTUS, [S. l.], v. 16, n. 55, p. e11296, 2025. DOI: 10.56238/levv16n55-112. Disponível em: https://periodicos.newsciencepubl.com/LEV/article/view/11296. Acesso em: 29 dez. 2025.