DESAFIOS E DIFICULDADES JURÍDICAS ENFRENTADOS POR PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA: UMA ANÁLISE SEGUNDA À ATUAÇÃO DO CENTRO POP
DOI:
https://doi.org/10.56238/levv16n53-111Palabras clave:
Pessoas em Situação de Rua, Direitos Fundamentais, Acesso à Justiça, Centro POP, Inclusão SocialResumen
O presente artigo tem como objeto de estudo os desafios e dificuldades jurídicas enfrentadas por pessoas em situação de rua, analisando de forma especial a atuação do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), com foco no município de Imperatriz-MA. Busca-se compreender como a exclusão social e a vulnerabilidade jurídica dessa população se refletem na dificuldade de acesso a direitos fundamentais, bem como investigar o papel do Centro POP no fornecimento de assistência e orientação legal. A pesquisa foi desenvolvida por meio de revisão bibliográfica e visita técnica ao Centro POP de Imperatriz, com entrevistas a profissionais da instituição. Os resultados indicam que, apesar dos avanços normativos e da implementação de políticas públicas, persistem barreiras significativas, como a ausência de documentação, a falta de políticas habitacionais eficazes e a discriminação estrutural. Conclui-se que o fortalecimento das práticas do Centro POP e a ampliação do diálogo interdisciplinar entre o Direito e a Assistência Social são caminhos indispensáveis para a promoção da cidadania plena das pessoas em situação de rua.
Descargas
Referencias
ALEXY, Robert. Teoria dos direitos fundamentais. 2. ed. São Paulo: Malheiros, 2008.
ALMEIDA Gregório. GUSTIN Miracy; LIMA, Paulo César Vicente. IENNACO Rodrigo. Direitos Fundamentais das Pessoas em Situação de Rua. Ada Pellegrini; -- 2. ed. -- Belo Horizonte: Editora D’Plácido, 2016. 22p.
BOBBIO, Norberto. A era dos direitos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.
BRASIL. [Constituição Federal 1988] Constituição da República Federativa do Brasil. Rodrigo Pacheco. Senado Federal. Mesa diretora. Biênio2021/2022.156p.
BRASIL. Decreto nº 7.053, de 23 de dezembro de 2009. Institui a Política Nacional para a População em Situação de Rua e seu Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2009b.
BRASIL. Governo Federal. Política nacional para inclusão social da população em situação de rua. Brasília, 2008.
BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Resolução nº 109, de 11 de novembro de 2009. Aprova a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2009a.
BURSZTYN, Marcel. Política social: uma questão em debate. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000.
COMPARATO, Fábio Konder. A afirmação histórica dos direitos humanos. 6. ed. São Paulo: Saraiva, 2010.
GARCIA, Emerson. Pessoas em situação de rua e direitos prestacionais. Revista Brasileira de Direito Constitucional – RBDC n. 19 – jan./jun. 2012. 30p.
GUIA de Atuação Ministerial: defesa dos direitos das pessoas em situação de rua / Conselho Nacional do Ministério Público. – Brasília: CNMP, 2015.141p
JÚNIOR, Luciano Roberto Gulart Cabral. COSTA, Eder Dion de Paula. Violências às pessoas em situação de rua: o direito fundamental à segurança em xeque. Rio Grande/RS. 2017.
KLAUMANN, Alexandre. Moradores de rua - um enfoque histórico e socioassistencial da população em situação de rua no brasil: a realidade do centro pop de Rio Do Sul/SC, - SANTA CATARINA, 16p.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 14. ed. São Paulo: Hucitec, 2017.
PAUGAM, Serge. A desqualificação social: ensaio sobre a nova pobreza. São Paulo: Educ, 2008.
PINTO, Alexandre. Legítimas Prerrogativas de Liberdade, Igualdade e Dignidade, DIREITOS FUNDAMENTAIS. Revista da EMERJ, v. 12, nº 46, 2009.15p.
PINTO, Régia¹. GONDIM, Antônio. Trabalho e População em Situação de Rua: Uma Análise À Luz Da Questão Social. Maranhão. 2017. 15p.
PIOVESAN, Flávia. Direitos humanos e justiça internacional. 6. ed. São Paulo: Saraiva, 2017.
SARLET, Ingo Wolfgang. A eficácia dos direitos fundamentais. 10. ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2009.
SILVA, José Afonso da. Curso de direito constitucional positivo. 36. ed. São Paulo: Malheiros, 2012.
SILVA, Maria Lúcia Lopes da. Trabalho e população em situação de rua no Brasil. São Paulo. Cortez, 2009
SOUZA, Jessé. A ralé brasileira: quem é e como vive. 2. ed. Belo Horizonte: UFMG, 2016.
SPOSATI, Aldaíza. Assistência social: um direito em construção. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2013.
TELLES, Vera. Pobreza e cidadania. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
YAZBEK, Maria Carmelita. Pobreza, exclusão social e direitos humanos: a assistência social no Brasil. São Paulo: Cortez, 2012.