DO PLANEJAMENTO À PRÁTICA: RELATO DE UMA OFICINA DE ADAPTAÇÃO DE ATIVIDADES NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
DOI:
https://doi.org/10.56238/levv16n51-085Palavras-chave:
Adaptação Curricular, Adaptação de Atividades, Orientação às Famílias, Atendimento Educacional EspecializadoResumo
O propósito desse relato busca refletir sobre as contribuições de duas vertentes do atendimento educacional especializado, de acordo com a Portaria nº 676/2021/GS/SEDUC/MT. Desse modo, foram planejadas ações junto às famílias e aos professores de sala comum objetivando contribuir para que de maneira mais significativa haja uma aprendizagem de qualidade e prazerosa nos aspectos cognitivos, afetivos, psicomotores e sociais dos estudantes. O referido estudo teve início a partir da percepção de que uma escola inclusiva não é aquela que apenas coloca o aluno com necessidades educacionais especiais em sala regular, mas que, para além da sala de aula, busque estratégias que promovam o acesso destes ao currículo do ensino regular. De natureza qualitativa, foram realizadas oficinas de adaptação curricular e atividades aos professores e, aos pais, palestras informativas e orientativas. Os resultados obtidos podem ser observados no desempenho dos alunos durante as aulas, nos próprios relatos dos alunos de que não ficam em sala somente pintando desenho e nos resultados das avaliações em larga escala.
Downloads
Referências
CADERNO ORIENTATIVO. Projeto Autismo na Escola, Coordenadoria de Educação Especial, 2022.
FELTRIN, Maria das Graças Pereira; OLIVEIRA, Ozerina Victor de. Plano educacional individualizado no ensino aprendizagem de alunos com autismo. In: Congresso Brasileiro de Educação Especial, 9. Anais […]. UFSCAR, 2021.
GOODSON, I.F. Currículo: teoria e história. 15. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
MATO GROSSO. Portaria nº 676/2021/GS/SEDUC/MT, Diário Oficial Nº: 28107: acesso em 01/08/2023. disponível em: https://www.iomat.mt.gov.br/portal/visualizacoes/html/16525/#e:16525/#m:1289272. Acesso em 27 de set. 2023.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC, 2008.
SILVA, T.T. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996.