GAMIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO: PERSPECTIVAS PARA EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGENS INTERATIVAS

Autores/as

  • Isidro José Bezerra Maciel Fortaleza do Nascimento Autor/a
  • Anita Terezinha Scaranello dos Santos Autor/a
  • Anderson Terceiro de Albuquerque Autor/a
  • Eva Maria Campos Pereira Autor/a
  • Daiana de Fátima Moreira Cavalcante Autor/a
  • João Vieira de Sousa Neto Autor/a
  • Givanildo Rodrigues da Silva Autor/a
  • Luciana Maia Lavio Oliveira Autor/a
  • Jessica Sabrinne Araújo Amaral Oliveira Autor/a
  • José Nilton de Araújo Gonçalves Autor/a
  • Francisco Rosa da Rocha Autor/a
  • Sirlei Martins Pereira Autor/a
  • Soray Soares Rosa Damasceno Marques Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.56238/levv15n41-023

Palabras clave:

Educação, Tecnologias, Gamificação

Resumen

A pesquisa teve como objetivo analisar o uso da gamificação na educação e suas perspectivas para experiências de aprendizagens interativas. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica que abrangeu artigos científicos de plataformas como SciELO, Google Acadêmico e Web of Science. Os resultados evidenciaram que a gamificação transforma o aprendizado em experiências dinâmicas e engajadoras, promovendo personalização, desenvolvimento de habilidades socioemocionais e feedback instantâneo, fatores que aumentam a motivação dos alunos. No entanto, a implementação da gamificação enfrenta desafios, como a necessidade de formação adequada dos educadores e a escolha de ferramentas apropriadas. A análise dos dados indica que, com um planejamento cuidadoso, a gamificação pode revolucionar a educação, preparando os alunos para um futuro onde criatividade e habilidades interpessoais são essenciais. A conclusão ressalta a relevância da gamificação como estratégia inovadora que pode enriquecer o processo educativo e fomentar um aprendizado mais significativo.

Publicado

2024-10-04