COMPARAÇÃO DE IMPLANTES CERÂMICOS E DE TITÂNIO: EFEITOS NA QUALIDADE DE VIDA E NA PREVALÊNCIA DE PERI-IMPLANTITE
DOI:
https://doi.org/10.56238/levv16n53-080Palavras-chave:
Implantes Dentários, Zircônia, Titânio, Peri-implantiteResumo
A reabilitação oral por meio de implantes dentários representa uma abordagem essencial para restaurar a função mastigatória, a estética e a qualidade de vida de pacientes com perda dentária. Para isso, os implantes de titânio são amplamente utilizados devido à sua resistência mecânica, biocompatibilidade e capacidade comprovada de osseointegração. Apesar das vantagens, indivíduos com histórico periodontal desfavorável ou higiene oral inadequada podem desenvolver a peri-implantite. Uma alternativa promissora para esses implantes de titânio são os implantes cerâmicos, à base de zircônia. Eles têm vantagens estéticas significativas, menor adesão bacteriana e potencial de redução da inflamação peri-implantar. Essa última característica, justifica a necessidade de avaliação comparativa entre esses dois tipos de implantes. Nesse contexto, o presente estudo teve como objetivo analisar os efeitos de implantes cerâmicos e de titânio na qualidade de vida dos pacientes e na prevalência de peri-implantite, por meio de uma revisão integrativa da literatura. A seleção dos estudos seguiu critérios de elegibilidade rigorosos, com análise independente de títulos e resumos e posterior leitura integral para extração de dados sobre tipo de implante, tempo de acompanhamento, métodos de avaliação de peri-implantite e instrumentos de mensuração da qualidade de vida, permitindo análise qualitativa e comparação dos biomateriais. Os resultados indicaram que os implantes cerâmicos apresentaram menor incidência de peri-implantite e maior satisfação estética, enquanto os implantes de titânio demonstraram resistência mecânica superior e desempenho previsível a longo prazo. Conclui-se que a escolha do material deve ser individualizada, considerando fatores clínicos, estéticos e expectativas do paciente, promovendo reabilitação funcional eficaz, redução de complicações e melhora da qualidade de vida, fortalecendo a prática odontológica baseada em evidências.
Downloads
Referências
QUEIROZ, Nayara Diniz de. Análises clínicas de implantes de zircônia e titânio instalados em maxila e mandíbula: estudo clínico, controlado e randomizado de boca dividida. 2025.
PEREIRA, Carlota Serrador Amado Mendes. Implantes Cerâmicos Versus Implantes de Titânio: Uma Revisão Comparativa. 2023. Dissertação de Mestrado. Egas Moniz School of Health and Science (Portugal).
COSTA, Renata Fontoura de Brito. Taxa de sobrevivência de implantes de Zircónio versus Titânio: Uma Revisão Sistemática Integrativa. 2024.
DE OLIVEIRA RIBEIRO, Maria Inês Rodrigues. Prevalência das Complicações Biológicas no Tratamento Com Implantes, em Pacientes Reabilitados na Fmdul. 2022. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa (Portugal).
PEREIRA, Alice Ramos de Freitas. Avaliação clínica de implantes restaurados com conectores de titânio ou zircônia: estudo longitudinal de 3 anos. 2018. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.
PEREA, José. Impacto dos implantes nos Tecidos Moles. 2023. Dissertação de Mestrado. Egas Moniz School of Health and Science (Portugal).
RIBEIRO, Maria Inês Rodrigues de Oliveira et al. Prevalência das complicações biológicas no tratamento com implantes, em pacientes reabilitados na FMDUL. 2022. Tese de Doutorado.
MATOS, Jefferson David Melo de. Análise comparativa entre implantes de titânio e cerâmica policristalina, na sobrevivencia em fadiga e comportamento biomecânico. 2024.
FERNANDES, Raphaella Barcellos et al. IMPLANTE DE ZIRCÔNIA EM ÁREA ESTÉTICA–RELATO DE CASO. Brazilian Journal of Implantology and Health Sciences, v. 7, n. 6, p. 999-1010, 2025.
QUEIROZ, Nayara Diniz de. Análises clínicas de implantes de zircônia e titânio instalados em maxila e mandíbula: estudo clínico, controlado e randomizado de boca dividida. 2025.
HECKMANN, Glauco Abe. Avanços recentes em biomateriais para implantes dentários. Brazilian Journal of Implantology and Health Sciences, v. 7, n. 2, p. 1010-1031, 2025.
THOMÉ, Eloana. Instalação imediata de implantes de zircônia em regiões estéticas:: das provisionalizações imediatas às próteses finais–relato de caso clínico. Journal of Orofacial Innovation and Science, v. 2, n. 1, p. 1-12, 2025.
FERNANDES, Raphaella Barcellos et al. IMPLANTE DE ZIRCÔNIA EM ÁREA ESTÉTICA–RELATO DE CASO. Brazilian Journal of Implantology and Health Sciences, v. 7, n. 6, p. 999-1010, 2025.
GOMES, António Carlos Gonçalves. Ângulo e perfil de emergência como indicador de risco para peri-implantite: a scoping review. 2025.
AZEVEDO, Pedro Mesquita et al. Implantes cerâmicos de zircônia: revisão de literatura. 2021.