ENFERMAGEM INTENSIVA E INOVAÇÃO EM PROTOCOLOS DE SEGURANÇA DO PACIENTE
DOI:
https://doi.org/10.56238/levv16n55-131Palavras-chave:
Terapia Intensiva, Enfermagem, Segurança do PacienteResumo
O objetivo geral da presente pesquisa é discutir o papel da enfermagem intensiva diante dos protocolos de segurança do paciente crítico. Trata-se de uma revisão narrativa, em que os artigos foram encontrados no repositório Google Scholar. A segurança do paciente em UTIs demanda protocolos rigorosos, educação permanente e atuação estratégica da enfermagem intensiva. falhas tecnológicas e de equipe são evitáveis com capacitação e sistematização de práticas.
Downloads
Referências
RIBEIRO, Gabriella da Silva Rangel. SILVA, Rafael Celestino da. FERREIRA, Márcia de Assunção. Tecnologias na terapia intensiva: causas dos eventos adversos e implicações para a Enfermagem. Rev Bras Enferm., v. 69, n. 5, p. 972-980, 2016.
SANTOS, EO. TAKASHI, MH. Implantação dos protocolos de segurança do paciente em unidade de terapia intensiva-revisão integrativa. REVISA, v. 12, n. 2, p. 260-276, 2023.
SILVA, Nelson Luís Moreira da. DIAZ, Katia Chagas Marques. A atuação do enfermeiro na segurança do paciente: prevenção de incidentes e implementação de protocolos no âmbito hospitalar. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação. São Paulo, v. 10, n. 11, nov. 2024