A PERCEPÇÃO DE DOCENTES SOBRE A FUNÇÃO E AS DIFICULDADES DA COMUNICAÇÃO E DA LINGUAGEM NA APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.56238/ERR01v10n6-060Palavras-chave:
Linguagem, Comunicação, AprendizagemResumo
O artigo tem como objetivo compreender as percepções de professores pós-graduandos stricto sensu em Educação em Ciências e Matemática sobre a função da linguagem e as dificuldades em relação à aprendizagem em Ciências e Matemática. Caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, de natureza aplicada, que utiliza como instrumento de coleta de dados um questionário estruturado com perguntas abertas e analisa o que emerge das respostas usando-se do método da Análise Textual Discursiva (ATD). Os principais resultados apontam que os professores pesquisados têm uma percepção limitada da função da linguagem e da comunicação em sala aula, identificando-as como um instrumento e como meio para promover o ensino e aprendizagem de conceitos e símbolos presentes nas Ciências Naturais e Matemática. Além disso, identificam que os problemas operacionais de emissão e recepção das mensagens em sala de aula são fatores limitantes à aprendizagem e que se relacionam em especial a falta de formação do professor para melhor uso desses instrumentos em sala de aula.
Downloads
Referências
BAKHTIN, M. O problema dos gêneros do discurso. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
CAMARGO, A; HERERICH, C. La relación lenguaje y conocimiento y su aplicación al aprendizaje escolar. Rev Fol., v. 31, p. 105-121, 2010.
HALLIDAY, M. K. Towards a language based theory of learning. Linguis and Educ., v. 5, p. 93-116, 1993.
KRIPKA, R. M. L. et al. Educação em Ciências e Matemática: a função da linguagem no contexto da sala de aula. Ens Pesq em Educ em Ciênc., v. 19, p. 29-82, 2017.
MORAES, R. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciênc & Educ., v. 9, p. 191-210, 2003.
MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise textual discursiva. Ijuí: Editora Unijuí, 2011.
NUNES, L. R. O.; SCHIRMER, C. R. Salas abertas: formação de professores e práticas pedagógicas em comunicação alternativa e ampliada nas salas de recurso multifuncionais. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2017.
OLIVEIRA, M. K. V. Aprendizado e desenvolvimento: um desenvolvimento sócio-histórico. São Paulo: Scipione, 1997.
OLIVEIRA, M. K. Aprendizado e desenvolvimento um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione, 1993.
OLIVEIRA, M. K. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento: um desenvolvimento sócio-histórico. São Paulo: Scipione, 1997.
PETERNELLA, A.; VIEIRA, R. C. M.; GHEDIN, E. Vigotski e a Teoria Histórico-Cultural: Contribuições para a organização do ensino. Teorias Psicológicas e suas implicações à educação em ciências. Boa Vista: Editora UFRR, 2016.
RODRIGUES, D. Desenvolver a educação inclusiva: dimensões do desenvolvimento profissional. Investigação em educação inclusiva. Cruz Quebrada: Faculdade de Motricidade Humana, 2007.
SANTOS, J. P. Comunicação na gestão escolar. Rev Interd Aplic., v. 5, p. 01-22, 2011.
UNESCO. Inclusive Education: The way of the future - Conclusions and Recommendations of the 48th session of the International Conference on Education (ICE). International Conference Centre. Geneva:2008; 26 a 28 November de 2008. Available from: encurtador.com.br/nRTX9.
VASCONCELOS, E. S. Implicações da Teoria de Formação por Etapas das Ações Mentais de Galperin para o processo da alfabetização científica em atividades de situações problema do tema seres vivos em uma turma do 2° ano do Ensino Fundamental do colégio de aplicação de Boa Vista /RR. Boa Vista; Universidade Estadual de Roraima; 2017.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
VYGOTSKY, L. S. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Editora Marins Fontes, 1998.
VYGOTSKY, L. S. O desenvolvimento psicológico na infância. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
WELLS, G. Indagações Dialógicas com Gordon Wells. Rio Grande: Editora da Furg, 2016.