RAYANAS: UMA EXPERIÊNCIA DE REUNIR IMAGENS E CONEXÕES ENTRE FOTÓGRAFAS LATINO-AMERICANAS

Autores

  • Roberta Navas Battistella Autor

DOI:

https://doi.org/10.56238/arev7n10-311

Palavras-chave:

Fotografia, Corpo, Mulheres Latino-americanas, Prática Corpovisual, Feminismos

Resumo

Rayanas é uma experiência coletiva virtual criada por mulheres latino-americanas, a partir de práticas relacionais e fotográficas, durante a pandemia da COVID-19. Em 2020, logo após o workshop virtual Irreverências Fotográficas, promovido pelo M.A.f.I.A. (Movimento Argentino de Fotógrafxs Independentes Autoconvocadxs), formamos um novo grupo de sete fotógrafas (cinco argentinas, uma brasileira e uma colombiana) e propusemos a descentralização da autoria individual e a subversão do olhar hegemônico por meio da edição e da criação coletivas. O trabalho partiu de autorretratos centrados na corporeidade de cada integrante, que foram submetidos a processos de intervenção, releitura e transmutação por parte de todas. Em diálogo com os Estudos Culturais Latino-americanos e os feminismos, o artigo demonstra como a fotografia se transforma em uma linguagem política com o poder de evocar a pluralidade e a confiança como bases metodológicas para uma criação compartilhada, enquanto a categoria da prática corpovisual articulou a inseparabilidade entre corporeidades e visualidades na fotografia. A experiência rayanas configurou-se como um exercício vivo, no qual o corpo transcendeu seus limites físicos. Dessa forma, a participação de cada uma e de todas modificou e expandiu as imagens originais, apagando e conservando simultaneamente o olhar individual e o contaminado. Assim, a fotografia inaugurou uma narrativa na virtualidade, resgatando a vulnerabilidade como fonte coletiva de potência criadora, visual e política, a partir de um lugar de pertencimento e resistência.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Azoulay, A. (2008). The civil contract of photography. Zone Books.

Bidaseca, K. (2014). Cartografías descoloniales de los feminismos del sur. Apresentação. Estudos Feministas, 22(2), 585–591. http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=38131661011

DeepL. (n.d.). Inteligencia artificial para traducción. https://www.deepl.com/en/translator

hooks, b. (1994). Teaching to transgress. Routledge.

Rosbier, M. B. (2016). El rol de los colectivos fotográficos como agencias de contrainformación: El caso del Movimiento Argentino de Fotógrafxs Independientes Autoconvocadxs. Photo & Documento, (2).

Sontag, S. (2004). Sobre fotografia. Companhia das Letras.

Publicado

2025-10-31

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

BATTISTELLA, Roberta Navas. RAYANAS: UMA EXPERIÊNCIA DE REUNIR IMAGENS E CONEXÕES ENTRE FOTÓGRAFAS LATINO-AMERICANAS . ARACÊ , [S. l.], v. 7, n. 10, p. e9516, 2025. DOI: 10.56238/arev7n10-311. Disponível em: https://periodicos.newsciencepubl.com/arace/article/view/9516. Acesso em: 5 dez. 2025.