EXTENSÃO POPULAR NA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA: AÇÕES COM VISTAS AO DESENVOLVIMENTO LOCAL DE UMA COMUNIDADE DE PESCADORAS ARTESANAIS/MARISQUEIRAS

Autores/as

  • Charlles Monteiro Autor/a
  • Carlos Henrique Medeiros de Souza Autor/a
  • Cristiana Barcelos da Silva Autor/a
  • Fabio Machado de Oliveira Autor/a
  • Márcio de Paula Filgueiras Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.56238/arev6n3-388

Palabras clave:

Extensão Popular, Comunidade de Pesca Artesanal, Marisqueiras, Pesquisa-ação, Desenvolvimento Local

Resumen

Considerando o compromisso social do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) em contribuir para o desenvolvimento social das comunidades presentes em seu território este artigo tem por objetivo relatar a síntese de uma ação de extensão que teve por finalidade promover um diagnóstico da realidade social e o início de um processo de auto-organização coletiva das pescadoras artesanais/marisqueiras de Piúma-ES, na região litoral sul capixaba. As atividades extensionistas foram desenvolvidas com a participação de professores, pedagogo e alunos do Curso de Engenharia de Pesca do Ifes Campus Piúma e um grupo de 46 pescadoras artesanais/marisqueiras associadas à Colônia de Pesca Z-09, na localidade. O trabalho foi sustentado em duas âncoras epistemológicas congruentes, uma teórica e outra metodológica. A âncora teórica foi referenciada nas diretrizes institucionais do Ifes para as ações de extensão desenvolvidas na instituição, atreladas ao aporte teórico da Extensão Popular que se estabelece no ato de comunicação, via interação dialógica, participativa e horizontal com grupos socialmente vulneráveis (MELO NETO, 2014). Já a âncora metodológica foi firmada nos procedimentos da pesquisa-ação para o desenvolvimento local, técnica de intervenção social circundante dos pesquisadores, em parceria com os atores envolvidos numa determinada realidade problemática (DIONNE, 2007). A análise de resultados foi realizada por meio da técnica hermenêutica-dialética compreendida como uma dinâmica de investigação e de trabalho que integra a análise das estruturas, dos processos e dos resultados em programas sociais por meio da avaliação qualitativa das múltiplas dimensões da realidade estudada (MINAYO, 2016). Em síntese, a ação extensionista produziu um diagnóstico da realidade social das marisqueiras piumenses e seus resultados evidenciaram a gênese de um processo de auto-organização coletiva como ponto de partida para futuras ações de extensão do Ifes Campus Piúma com vistas ao desenvolvimento social desta comunidade tradicional da pesca artesanal presente em seu território.

Descargas

Publicado

2024-11-29

Número

Sección

Articles

Cómo citar

MONTEIRO , Charlles; DE SOUZA , Carlos Henrique Medeiros; DA SILVA , Cristiana Barcelos; DE OLIVEIRA , Fabio Machado; FILGUEIRAS , Márcio de Paula. EXTENSÃO POPULAR NA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA: AÇÕES COM VISTAS AO DESENVOLVIMENTO LOCAL DE UMA COMUNIDADE DE PESCADORAS ARTESANAIS/MARISQUEIRAS. ARACÊ , [S. l.], v. 6, n. 3, p. 10869–10893, 2024. DOI: 10.56238/arev6n3-388. Disponível em: https://periodicos.newsciencepubl.com/arace/article/view/1814. Acesso em: 24 apr. 2025.