EDUCAÇÃO, CULTURA E A CULINÁRIA TRADICIONAL MARAJOARA NO CONTEXTO DO MUNICÍPIO DE CHAVES E PONTA DE PEDRAS, NA AMAZÔNIA MARAJOARA, ESTADO DO PARÁ, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.56238/arev7n10-188Keywords:
Culinária Tradicional Marajoara, Cultura, Educação, Meio Ambiente, Amazônia MarajoaraAbstract
O artigo apresentado tem como objetivo comunicar saberes e fazeres da culinária tradicional marajoara, considerando a cultura ancestral e sua repercussão no contexto atual. Os contextos da pesquisa foram os municípios de Chaves, e Ponta de Pedras, que integram a Amazônia Marajoara. Justifica-se a pesquisa, pelas observações realizadas ao longo da vivência da pesquisadora¹, ao refletir sobre o afastamento de refeições tradicionais das mesas de comunidades marajoaras, e o papel da escola em contextualizar a cultura para tornar significativo o conhecimento. Quanto à metodologia, valeu-se da Pesquisa-Ação; Pesquisa Exploratória, e Pesquisa Descritiva para comunicar os achados da pesquisa, que permitiram comunicar sobre a culinária tradicional Marajoara e a importância de buscar informações na ancestralidade para que o povo não esqueça a sua raiz. Mostrou, que algumas iguarias se afastaram, e outras ainda permanecem na alimentação do marajoara de Chaves, e Ponta de Pedras, e que outras iguarias foram ressignificadas a partir do acesso a outros ingredientes e avanço tecnológico. Aponta a escola como promotora da formação para a cidadania, preservação da cultura e articuladora de Políticas Públicas.
Downloads
References
BRASIL. Base Legislação da Presidência da República- Lei nº 13.123 de 20 de maio de 2015. Disponível em: https://www.planalto.gov.br Acesso: em 12 de abril de 2024.
BRASIL. Objetivos do Desenvolvimento Sustentável- ODS. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs. Acesso: 4 de agosto de 2024.
COZINHA. In: MICHAELIS. [S.l.] Melhoramentos. Disponível em: https://michaelis.uol.br. Acesso: em 14 de setembro de 2024.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5.ed. São Paulo: Atlas, 1999.
GUERRA, I. Modos de vida: novos percursos e novos conceitos. Sociologia- Problemas e Práticas, n. 3, 1993.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Cidades e Estados. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/pa/ponta-de-pedras.html Acesso: 24 de maio de 2024
JAPIASSU, Hilton. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976. 220 p.
LARAIA, R. B. CULTURA: um conceito antropológico. 14.ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
MACIEL A.A.A. O MANTO DO MARAJÓ: Chaves: de aldeias dos índios Aruan à cidade. Imperatriz: Ética, 2000.
PARÁ, Lei nº 9.981, de 6 de julho de 2023. Política de Educação Formal para o Meio Ambiente, Sustentabilidade e Clima .
seduc.pa.gov.br https://www.seduc.pa.gov.br Acesso em 18 de setembro de 2023.
SHIELDS, Christopher. Filosofia antiga: uma introdução contemporânea. Tradução de Luiz Paulo Rouanet. Petrópolis, RJ: Vozes, 2024.
THIOLLENT, M. Metodologia da Pesquisa-ação. 18. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ . Núcleo de Meio Ambiente. Laboratório e Representação Cartográfica. Belém: LARC, 2023.
