O ACONTECIMENTO: EM TELA, DIREITOS REPRODUTIVOS

Authors

  • Beatriz de Barros Souza Author
  • Brunela Vieira de Vincenzi Author
  • Gabriela Santos Alves Author
  • Raabe Bastos Author

DOI:

https://doi.org/10.56238/arev6n2-163

Abstract

Faz-se uma análise fílmica do longa metragem O Acontecimento (Audrey Diwan, 2021) a partir da jornada e experiências de sua protagonista – jovem mulher francesa, na década de 1960, em busca da realização de um aborto seguro, mesmo vivendo num cenário patriarcal marcado por opressão, condenação dos corpos das mulheres e violência. Objetiva-se relacionar a análise estética, visual e sonora ao atual e urgente debate sobre direitos reprodutivos das mulheres, com destaque para o aborto. O quadro teórico ancora-se em autorias da teoria e crítica feministas contemporâneas, em especial Federici (2018) e Diniz (2020) e a metodologia da análise fílmica é aqui compreendida como recriação da narrativa original, exercício em que privilegiam-se passagens e frames aliados às interlocuções com a temática abordada.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2024-10-18

Issue

Section

Articles

How to Cite

SOUZA , Beatriz de Barros; DE VINCENZI, Brunela Vieira; ALVES, Gabriela Santos; BASTOS, Raabe. O ACONTECIMENTO: EM TELA, DIREITOS REPRODUTIVOS. ARACÊ , [S. l.], v. 6, n. 2, p. 3177–3190, 2024. DOI: 10.56238/arev6n2-163. Disponível em: https://periodicos.newsciencepubl.com/arace/article/view/896. Acesso em: 18 jan. 2025.