A HISTÓRIA DA QUÍMICA COMO INSTRUMENTO MOTIVADOR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA DE QUÍMICA NAS TURMAS DE 1° ANO DO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.56238/arev7n9-214Palavras-chave:
Aprendizagem, Conhecimento, Dificuldades, QuímicaResumo
A abordagem da História da Química no Ensino Médio em sua maioria, se resume à simples caracterizações de datas, personagens e descobertas, direcionando o aluno a visões distorcidas do método científico e a ideias míticas sobre a Ciência, Neste projeto pretendeu-se verificar se uma abordagem planejada deste tema pode tornar as aulas de química mais desafiadoras e reflexivas, permitindo, deste modo, um maior envolvimento dos alunos frente aos conteúdos conceituais fomentando principalmente a construção do saber, e a eficácia do processo de ensino aprendizagem. Para isso na pesquisa foi utilizado uma abordagem de ensino contextualizada e direcionada, priorizando os aspectos histórico-filosóficos da ciência no processo da aprendizagem, fomentando a construção de uma visão crítica e desbravadora, permitindo ao educando uma relação proximidade com o conteúdo aprendido, tendo em vista a aplicação do que foi aprendido e como resultado a transformação pelo conhecimento. O Projeto foi executado no Centro de Ensino Nelson Serejo de Carvalho e envolveu uma observação participante do Acadêmico/investigador, a pesquisa se deu em duas turmas de 1° ano do Ensino Médio e teve caráter exploratório, com abordagem de pesquisa qualitativa e quantitativa. A análise dos dados envolveu o conjunto de respostas aos questionários abertos e fechados, os registros de observações e as anotações sobre as aulas.
Downloads
Referências
ALMEIDA, L. S. (1998). Aprendizagem escolar: dificuldades e prevenção. Em L. S. Almeida & J. Tavares (Orgs.), conhecer, aprender, avaliar (pp.51-74). Porto: Porto Editora
ARANHA, A. Falta ensinar a pensar. Revista Época. Edição n° 499. Editora Globo, São Paulo, 2007.
BARBOZA, L. M. V. et al. Estratégia de ensino e aprendizagem em química: dimensão histórica da disciplina de química. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EDUCERE, 11, 2013, Curitiba – Paraná. Anais. Curitiba: PUCPR, 2013. p. 15933- 15941.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: ciências naturais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.
BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnológica – Ministério da Educação e Cultura. Parâmetros Curriculares Nacionais – Ensino Médio: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC; SEMTEC, v. 3, 1999.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. PCN, Ensino Médio. Orientações complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília, Secretaria de Educação Básica, 2000
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: ciências naturais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 2001.
BUZA, R. G. C. et al. O uso da história da ciência como estratégia metodológica para a aprendizagem do ensino de química e biologia na visão dos professores do ensino médio. História da Ciência e Ensino: construindo interfaces, Volume 5, p. 1-12, 2012.
CEBULSKI, E. S.; MATSUMOTO, F. M. A história da Química como Facilitadora da Aprendizagem do Ensino de Química. Portal Educacional do Estado do Paraná. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2035-8.pdf Acesso em 27 de maio de 2016.
CORREIA, S.A utilização da história da ciência no ensino da química: contributos para o seu diagnóstico. Dissertação (Mestrado) - Universidade do Minho, Braga, 2003.
LIMA, F. S.; et al. A importância do uso de recursos didáticos alternativos no ensino de química: Uma abordagem sobre novas metodologias. Enciclopédia Biosfera, v. 7, n. 12, 2011.
MARTIN, M. G. M. B.; VON L. U. I. B. Artigo Científico como tema de aula experimental na disciplina de Química Geral para o primeiro ano de cursos de graduação. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, 14., 2008, Curitiba. Anais. Curitiba, PR: UFPR 2008.
MATTHEWS, Michael R. História, filosofia e ensino de ciências: a tendência atual de reaproximação. Caderno Catarinense de Ensino de Física, Florianópolis, v.12, n.3, p.164-214, 1995.
MACHADO, A. H. Aula de Química: discurso e conhecimento. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 1999. 151 p.
MACHADO, A. H.; MORTIMER, E. F. Química para o ensino médio: fundamentos, pressupostos e o fazer cotidiano. In: Fundamentos e propostas de ensino de química para a educação básica no Brasil. Ijuí: Unijuí, 2007.
MORAES, R. Análise de conteúdo. Revista Educação, Porto Alegre, v. 22, n. 37, p. 7-32, 1999.
MOREIRA, M. A. Sobre o ensino do método científico. Caderno Catarinense de Ensino de Física, Florianópolis, v. 10, n. 1, p. 108-117, 1993.
NUNES, A. S.; ARDONI, D.S. O ensino de química nas escolas da rede pública de ensino fundamental e médio do município de Itapetinga-BA: O olhar dos alunos. In: Encontro Dialógico Transdisciplinar - Enditrans, 2010, Vitória da Conquista, BA. - Educação e conhecimento científico, 2010.
OKI, M. C. M., MORADILLO, E. F. O ensino de história da química: contribuindo para a compreensão da natureza da ciência. Ciência & Educação, v. 14, n. 1, p. 67-88, 2008.
PEREZ. G, D. et al. Para uma imagem não deformada do Trabalho Científico. Ciência & Educação, v.7, n.2, p.125-153, 2001.
PERRONE, Vito. Os desafios de ensinar para a compreensão. Revista Pátio, ano XIII. N 59Fev/abr. 2009.
QUEIROZ, M. M. A. Projeto escola ativa: os desafios de ensinar ciências naturais em classes multisseriadas da zona rural de Teresina-Piauí. 2006. 194 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2006.
SANTOS, Maria Eduarda Vaz Moniz. Fazer ciência/aprender sobre ciência. Mitos e realidades. In: Actas do VIII Encontro Nacional de Educação em Ciência. Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2002.
SCHNETZLER, R. P. A pesquisa no ensino de química e a importância da Química Nova na Escola. Química Nova na Escola, n. 20, p. 49-54, 2004. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc20/v20a09.pdf/ . Acesso em: 13 maio. 2015.
SEQUEIRA, M., LEITE, L. A História da Ciência no Ensino - Aprendizagem das Ciências. Revista Portuguesa de Educação, Universidade do Minho, v. 1, n. 2, p. 29-40, 1988.
SILVA, S. G. As principais dificuldades na aprendizagem de química na visão dos alunos do ensino médio. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO IFRN 9, 2013. Currais Novos. Anais... Currais Novos: IFRN, 2013.