APLICAÇÃO DA ABSTRAÇÃO REFLEXIONANTE AO PROCESSO DE INVERSÃO ARITMÉTICA
DOI:
https://doi.org/10.56238/arev6n1-030Palavras-chave:
Inversão de Operações Aritméticas, Reversibilidade, Provas Piagetianas, Ensino de MatemáticaResumo
Este artigo tem como propósito investigar a inversão das operações aritméticas sob a ótica da abstração reflexionante, fundamentando-se no método clínico proposto por Jean Piaget. Para tanto, foi aplicada a prova intitulada "A Inversão das Operações Aritméticas", apresentada por Piaget (1977/1995, p. 43-58), com o intuito de identificar o nível de abstração reflexionante demonstrado pelos sujeitos da pesquisa. Os resultados revelaram que, dos três participantes analisados, um situou-se no nível IB — caracterizado pela atenção exclusiva ao conteúdo, sem articulação das formas de ação, operando, portanto, com abstrações predominantemente empíricas. Os dois demais sujeitos alcançaram o nível III, evidenciando a capacidade de refletir sobre o percurso realizado de n a n’, sendo capazes de reconstruir n por meio da análise e coordenação de suas próprias ações. Assim, a comparação entre os desempenhos evidencia que os sujeitos no nível III desenvolvem a noção de número por meio da abstração refletida, especialmente a partir da compreensão do percurso, da ordenação e da inversão das operações aritméticas.
Downloads
Referências
BECKER, F. Educação e construção do conhecimento. 2ª ed. Porto Alegre: Penso, 2012. 200 p.
__________. Educação e construção do conhecimento. Porto Alegre. Artmed, 2001.
__________. O caminho da aprendizagem em Jean Piaget e Paulo Freire: da ação à operação. 2ª Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
__________. Epistemologia do professor de matemática. Petrópolis: Vozes, 2012. 496 p.
KAMII, C.; DEVRIES, R. O conhecimento físico na educação pré-escolar - implicações da teoria de Piaget. Porto Alegre: Artmed, 1991.
_________. [1977] Abstração Reflexionante: relações lógico-aritméticas e ordem das relações espaciais. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995. 292 p.
_________. [1967] Biologia e conhecimento. Petrópolis: Vozes, 1973.
_________. Fazer e compreender. São Paulo: Melhoramentos; EDUSP, 1978. 186p.
PIAGET, J.; GRECO, P. Aprendizagem e conhecimento. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1974.