CIDADES INTELIGENTES NO CONTEXTO DA PRECARIEDADE SOCIAL: UMA ANÁLISE À LUZ DA PIRÂMIDE DE MASLOW E DA OBRA EMPÍRICA “QUARTO DE DESPEJO: DIÁRIO DE UMA FAVELADA”.

Autores

  • Yasmin de Carvalho Autor
  • Suzana Nunes Autor
  • Humberto De Araujo Autor

DOI:

https://doi.org/10.56238/arev6n4-389

Palavras-chave:

Cidades Inteligentes, Qualidade de Vida, Pirâmide de Maslow, Precariedade Social

Resumo

Este artigo analisa e correlaciona três vertentes: Cidades Inteligentes, Pirâmide de Maslow e a obra “Quarto de Despejo: diário de uma favelada.  A pesquisa explora a relação entre a Pirâmide de Maslow, que descreve as necessidades humanas em níveis hierárquicos, e o desenvolvimento das cidades inteligentes no Brasil. Ainda dialoga sobre a relação entre os conceitos de Cidades inteligentes e a obra “Quarto de Despejo” de Carolina Maria de Jesus, analisando as limitações e os desafios da inclusão social no contexto das cidades brasileiras. Por meio de uma análise crítica, este estudo busca também analisar o índice de Perda de Qualidade de Vida no Brasil– IPQV, e entender como as cidades inteligentes podem oferecer soluções reais para problemas estruturais, em vez de apenas promover avanços tecnológicos desvinculados das necessidades sociais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2024-12-23

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

DE CARVALHO, Yasmin; NUNES, Suzana; DE ARAUJO, Humberto. CIDADES INTELIGENTES NO CONTEXTO DA PRECARIEDADE SOCIAL: UMA ANÁLISE À LUZ DA PIRÂMIDE DE MASLOW E DA OBRA EMPÍRICA “QUARTO DE DESPEJO: DIÁRIO DE UMA FAVELADA”. ARACÊ , [S. l.], v. 6, n. 4, p. 17704–17716, 2024. DOI: 10.56238/arev6n4-389. Disponível em: https://periodicos.newsciencepubl.com/arace/article/view/2500. Acesso em: 5 dez. 2025.