PROPOSIÇÃO DE APRIMORAMENTO DO SISTEMA DE GERENCIAMENTO ACADÊMICO DA FAETERJ-RIO: UMA REESTRUTURAÇÃO INTEGRATIVA ENTRE PLATAFORMAS DE GESTÃO

Autores

  • Mario Pinto Brandão Filho Author
  • Alfredo Nazareno Pereira Boente Author
  • Ricardo Marciano dos Santos Author
  • Renata Miranda Pires Boente Author

DOI:

https://doi.org/10.56238/levv16n50-036

Palavras-chave:

Aprimoramento Sistêmico, Sistema de Gestão Acadêmico, Sistema Coruja

Resumo

O presente trabalho tem como foco o aprimoramento do sistema de gestão acadêmica Coruja, utilizado pela FAETERJ-Rio, visando torná-lo mais eficiente sem alterar sua estrutura ou banco de dados. A proposta concentra-se na revisão e melhoria da geração de relatórios, com a criação de novos modelos de exibição e a aplicação de técnicas avançadas de consulta e apresentação de dados. Essa abordagem busca otimizar o uso das informações já existentes no sistema, ampliando sua usabilidade e oferecendo maior suporte à tomada de decisões por parte de gestores e usuários. Através do desenvolvimento de relatórios mais intuitivos e detalhados, pretende-se transformar a experiência dos usuários, facilitando o acesso às informações estratégicas, sem comprometer a estabilidade da plataforma. A pesquisa evidencia que é possível alcançar melhorias significativas em um sistema acadêmico sem recorrer a modificações invasivas, priorizando soluções funcionais, inteligentes e de fácil implementação. Com isso, espera-se promover ganhos operacionais relevantes, demonstrando que pequenas mudanças na forma de organizar e apresentar os dados podem resultar em grande impacto na gestão acadêmica institucional.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2025-07-09

Como Citar

BRANDÃO FILHO, Mario Pinto; BOENTE, Alfredo Nazareno Pereira; DOS SANTOS, Ricardo Marciano; BOENTE, Renata Miranda Pires. PROPOSIÇÃO DE APRIMORAMENTO DO SISTEMA DE GERENCIAMENTO ACADÊMICO DA FAETERJ-RIO: UMA REESTRUTURAÇÃO INTEGRATIVA ENTRE PLATAFORMAS DE GESTÃO. LUMEN ET VIRTUS, [S. l.], v. 16, n. 50, p. 8491–8517, 2025. DOI: 10.56238/levv16n50-036. Disponível em: https://periodicos.newsciencepubl.com/LEV/article/view/6503. Acesso em: 5 dez. 2025.