EFICÁCIA E SEGURANÇA DOS CANABINOIDES NO CONTROLE DA DOR CRÔNICA EM PACIENTES COM CÂNCER AVANÇADO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Brenda Dantas de Andrade Author
  • Joice Rodrigues Rachid Amin Author
  • Larissa Luppi Monteiro de Barros Author
  • Guilherme Nogueira Mendes de Oliveira Author

DOI:

https://doi.org/10.56238/levv16n49-114

Palavras-chave:

Canabinóides, Dor crônica, Cuidados Paliativos

Resumo

Introdução: Este artigo buscou fazer uma revisão integrativa de estudos clínicos com pacientes com câncer avançado, avaliando a eficácia e a segurança do uso de canabinoides como terapia adjuvante no controle da dor crônica. Métodos: Buscou-se no PubMed, Cochrane e Embase, com os descritores “Cannabinoids”, “Cannabidiol”, “Cannabis” e “Palliative Care”, para avaliar a eficácia e a segurança do uso de canabinoides no tratamento de dor, sendo o principal critério de inclusão ensaios clínicos randomizados. Resultados: 181 artigos foram identificados, triados por título, resumo e leitura completa (n=4), comparando-se, principalmente, intervenção, efeitos colaterais e resultados primários. Discussão: Dos quatro ensaios clínicos analisados, dois deles alcançaram a significância estatística (p=0,014), ao comparar a redução da dor pelo grupo em uso de Nabiximols (THC/CBD) e placebo, enquanto outros dois apresentaram p=0,0854 e p=0,84. Os principais efeitos colaterais citados no estudo foram náuseas e vômitos. Conclusão: Apesar da divergência quanto à significância estatística, todos os estudos sugerem que os Nabiximols apresentam potencial clínico como terapia adjuvante na redução da dor.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2025-06-28

Como Citar

DE ANDRADE, Brenda Dantas; AMIN, Joice Rodrigues Rachid; DE BARROS, Larissa Luppi Monteiro; DE OLIVEIRA, Guilherme Nogueira Mendes. EFICÁCIA E SEGURANÇA DOS CANABINOIDES NO CONTROLE DA DOR CRÔNICA EM PACIENTES COM CÂNCER AVANÇADO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. LUMEN ET VIRTUS, [S. l.], v. 16, n. 49, p. 7866–7875, 2025. DOI: 10.56238/levv16n49-114. Disponível em: https://periodicos.newsciencepubl.com/LEV/article/view/6237. Acesso em: 5 dez. 2025.