OS INFLUENCIADORES DIGITAIS E SUA RESPONSABILIDADE CIVIL: UMA ANÁLISE PELOS SERVIÇOS E PRODUTOS DIVULGADOS NAS SUAS REDES SOCIAIS

Autores

  • Fabiana Oliveira da Silva Author
  • Clara Weinna Moura Dantas Author

DOI:

https://doi.org/10.56238/levv16n47-054

Palavras-chave:

Redes sociais, Influenciador digital, Responsabilidade civil

Resumo

O presente artigo tem como escopo investigar a seguinte dinâmica: as redes sociais tem sido um grande instrumento utilizado pelos influenciadores digitais para promover a propagação de informações que podem levar os seguidores a sofrerem danos morais e materiais. Nesse sentido, importante saber em que medida os influencers podem ser responsabilizados. O objetivo da análise do tema proposto é compreender a responsabilidade civil dos influenciadores digitais no exercício de sua atividade em suas redes sociais pelos produtos e serviços divulgados. A partir dessa análise, busca-se conhecer o contexto histórico e o surgimento dos influencers; analisar a luz da legislação os fundamentos da responsabilidade civil dos influencers. Além disso, o estudo pretende entender os conceitos da responsabilidade civil e sua aplicação na atividade dos influenciadores digitais. Assim o trabalho está estruturado da seguinte forma: breve histórico sobre os influenciadores digitais; como surgiram os influenciadores digitais; conceito de responsabilidade civil; responsabilidade civil dos influenciadores digitais e responsabilidade objetiva e subjetiva.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2025-04-17

Como Citar

DA SILVA, Fabiana Oliveira; DANTAS, Clara Weinna Moura. OS INFLUENCIADORES DIGITAIS E SUA RESPONSABILIDADE CIVIL: UMA ANÁLISE PELOS SERVIÇOS E PRODUTOS DIVULGADOS NAS SUAS REDES SOCIAIS. LUMEN ET VIRTUS, [S. l.], v. 16, n. 47, p. 3686–3697, 2025. DOI: 10.56238/levv16n47-054. Disponível em: https://periodicos.newsciencepubl.com/LEV/article/view/4520. Acesso em: 5 dez. 2025.