Análise bibliométrica da produção científica sobre a tecnologia aeroespacial terrain following radar (1966-2024)

Autores

  • Thamiris Thatianne de Araújo Rabelo Author
  • Kleomara Gomes Cerquinho Author
  • Rosana Zau Mafra Author

DOI:

https://doi.org/10.56238/levv15n39-098

Palavras-chave:

Terrain Following Radar, Análise Bibliométrica, RStudio®, VOSviewer®

Resumo

Objetivo: Realizar estudo bibliométrico da produção científica sobre a tecnologia aeroespacial Terrain Following Radar, na base de dados Web of Science, no período compreendido de 1966 a 2024, por meio dos softwares RStudio® e VOSviewer®.

Referencial teórico: Baseia-se na literatura sobre a evolução das tecnologias aeroespaciais, tendo como destaque o Radar de Acompanhamento de Terreno (Terrain Following Radar) e seu contexto no âmbito militar.

Método: Esta pesquisa é classificada como descritiva e quantitativa. Os dados foram coletados na base de dados Web of Science, acessada por meio do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, abrangendo o período de 1966 a 2024. Para a análise dos dados, foram utilizados os softwares RStudio® e VOSviewer®, bem como os pacotes bibliométricos Bibliometrix e Biblioshiny.

Resultados e conclusão: Foram identificados 433 documentos, com as maiores produções científicas sobre o tema provenientes dos Estados Unidos, China, Itália, Alemanha e França. O ano com mais publicações foi 2021, seguido por 2022 e 2023. As fontes mais citadas são IEEE Transactions on Geoscience and Remote Sensing, seguida por Remote Sensing. As principais coocorrências de palavras-chave incluem SAR (Synthetic Aperture Radar), sensoriamento remoto, radar, InSAR (Interferometric Synthetic Aperture Radar) e interferometria. Em relação à coautoria entre países, destacam-se os Estados Unidos, China e Alemanha. Os autores mais relevantes sobre o tema são Liu Y., Li Y. e Li Z. Em termos de cocitação entre autores, prevalecem Lee J. S., Ferretti A. e Head J. W. Os estudos mais citados globalmente nos últimos dez anos são de Xue M. (2000), De Zan F. (2006) e Zhang Z. (2017). Conclui-se que este estudo visa aprimorar a base de conhecimento sobre a tecnologia aeroespacial Terrain Following Radar e os campos de estudo relacionados.

Implicações da pesquisa: A principal limitação desta pesquisa é sua restrição à base de dados Web of Science, onde a maioria dos documentos eram artigos. Assim, seria interessante adotar uma abordagem mais ampla, que inclua outras bases de dados, como Scopus ou Google Scholar, além de considerar diferentes tipos de publicações, como livros e anais de congressos.

Originalidade/valor: Este estudo tem como finalidade aprimorar o conhecimento sobre a tecnologia aeroespacial

Terrain Following Radar e os campos de estudo relacionados.

Publicado

2024-08-28