A IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO DE APNEIA OBSTRUTIVA DO SONO EM UM PACIENTE INTERNADO EM UMA UTI CORONARIANA: RELATO DE CASO

Autores

  • Leonardo Durante Serraglio Author
  • Carlos Eduardo da Costa Nunes Bosso Author
  • Priscila Kalil Morelhão Author
  • Juliana Orlandi Fadel Author
  • Matheus de Souza Camargo Author

DOI:

https://doi.org/10.56238/levv15n43-110

Palavras-chave:

Apneia, Obstrução, Sono, CPAP

Resumo

A apneia obstrutiva do sono é uma condição patológica causada pelo colabamento da via aérea superior durante o sono, interferindo o ciclo respiratório. Tal patologia tem impacto direto na qualidade de vida dos pacientes acometidos, haja visto que alteram a qualidade do sono e, a longo prazo, está relacionada a hipertensão arterial sistêmica, fadiga e insuficiência cardíaca. O objetivo deste artigo é trazer o relato de caso clínico de um paciente hospitalizado por pneumonia que recebeu, também, diagnóstico de apneia obstrutiva do sono, que permitiu instituição de tratamento e visível melhora na qualidade de vida do mesmo, demonstrando a efetividade do tratamento com pressão positiva e os benefícios do diagnóstico precoce dessa patologia.

Publicado

2024-12-24

Como Citar

SERRAGLIO, Leonardo Durante; BOSSO, Carlos Eduardo da Costa Nunes; MORELHÃO, Priscila Kalil; FADEL, Juliana Orlandi; CAMARGO, Matheus de Souza. A IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO DE APNEIA OBSTRUTIVA DO SONO EM UM PACIENTE INTERNADO EM UMA UTI CORONARIANA: RELATO DE CASO. LUMEN ET VIRTUS, [S. l.], v. 15, n. 43, p. 9121–9130, 2024. DOI: 10.56238/levv15n43-110. Disponível em: https://periodicos.newsciencepubl.com/LEV/article/view/2509. Acesso em: 18 jan. 2025.