NEUROPSICOPEDAGOGIA E INCLUSÃO ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DE ALUNOS COM AUTISMO
DOI:
https://doi.org/10.56238/levv15n42-086Palavras-chave:
Neuropsicopedagogia, Inclusão Escolar, Transtorno do Espectro Autista, Atendimento Educacional Especializado, Avaliação FuncionalResumo
Analisa-se nesse estudo as contribuições da Neuropsicopedagogia para a inclusão escolar de alunos com Transtorno do Espectro Autista, articulando práticas avaliativas, estratégias pedagógicas e condições institucionais que favoreçam desenvolvimento cognitivo, comunicacional e socioemocional, a partir de um delineamento metodológico misto que combinou registros escolares padronizados, observação sistemática, instrumentos funcionais e análises quantitativas e qualitativas, assim identificando que avaliações multifonte aliadas a intervenções estruturadas e ao Atendimento Educacional Especializado contribuem para a aquisição de habilidades adaptativas e para a ampliação da participação escolar; constatou-se que a formação docente, a integração família-escola e políticas institucionais com financiamento para recursos específicos são determinantes para a efetividade e sustentabilidade das práticas, implicando recomendações para implementação de planos individuais de atendimento escolar, protocolos de monitoramento e programas de capacitação que visem à generalização e manutenção dos ganhos funcionais, ao passo que lacunas metodológicas indicam a necessidade de estudos longitudinais para avaliar manutenção, custo-efetividade e viabilidade operacional das intervenções propostas.
Downloads
Referências
FERREIRA, A.; AZEVÊDO, V. Contribuições da Neuropsicopedagogia no desenvolvimento e inclusão de crianças e jovens com TEA. Anais CONEDU, 2024.
COSTA, L. Neuropsicopedagogia e educação inclusiva. Revista Faveni, 2023. Disponível em: https://revista.grupofaveni.com.br/index.php/revista-eletronica-ciencia-tecno/article/download/1503/899/5371.
FERREIRA, A.; AZEVÊDO, V. Educação inclusiva: a contribuição do neuropsicopedagogo no AEE. Anais CONEDU, 2024.
FRAGA, T. A ludicidade como prática docente na inclusão de crianças com TEA. Revista Faveni, 2023. Disponível em: https://revista.grupofaveni.com.br/index.php/revista-eletronica-ciencia-tecno/article/view/1503.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2017.
LEMOS, R. Inclusão de crianças autistas: um estudo sobre interações. Revista Brasileira de Educação Especial, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/GS4c9BPW9PW8ZqzBGjx7Kzj/?format=pdf&lang=pt.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2017.
MORAIS, A. de F. de S. Contribuições da Neuropsicopedagogia no atendimento à criança autista. Revista Conversas Interdisciplinares, UNIFATECIE, 2024. Disponível em: https://revista.unifatecie.edu.br/index.php/conversas/article/view/416.
OLIVEIRA, M.; SANTIAGO, P.; TEIXEIRA, F. Inclusão escolar de crianças com Transtorno do Espectro Autista. Interação, 2022. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/79018.
SILVA, M. C. P.; LEAL, E. G. A contribuição da Neuropsicopedagogia para o desenvolvimento de crianças com TEA. REASE – Revista Sudoeste de Educação, 2023. Disponível em: https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/11713.
WEIZENMANN, A.; PEZZI, B.; ZANON, C. Inclusão escolar e autismo: sentimentos e práticas docentes. Psicologia Escolar e Educacional, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/NwnK5kF4zM9m9XRynr53nwF/?format=pdf&lang=pt.