LEAN CONSTRUCTION NO PLANEJAMENTO E CONTROLE DE EMPREENDIMENTOS MINHA CASA MINHA VIDA

Autores

  • Thiago Komoto Losito Author

DOI:

https://doi.org/10.56238/levv16n53-069

Palavras-chave:

Construção Civil, Linha de Balanço, “Last Planner System”, Produtividade, Desperdício

Resumo

O setor da construção civil brasileira enfrenta uma recessão desde 2014, atingindo seu ápice em 2016 com uma taxa de crescimento negativa de 10% e fechando 2018 com uma variação negativa de 2,5% (CBIC, 2018). Tendo em vista este cenário, somado aos altos índices de desperdícios e baixa produtividade, torna-se necessária a aplicação de um gerenciamento e controle de produção, visando a competição econômica, resposta rápida às oportunidades e aos clientes, diminuição dos custos e aumento da produtividade (Ellis e Lange, 1994). Com base neste contexto, este estudo teve como objetivo identificar e apresentar práticas de “Lean Construction”, em uma obra de um condomínio residencial vertical de interesse social financiada pelo programa Minha Casa Minha Vida do Governo Federal em Ferraz de Vasconcelos – SP, Brasil. A análise da obra deu-se por meio de visitas ao canteiro, um questionário desenvolvido com base em Carvalho (2008), Neves (2010) e Arantes (2008), e, conjuntamente à verificação em campo foi desenvolvido o planejamento de obra, através das ferramentas de Percentual de Planejamento Concluído [PPC], Linha de Balanço [LDB] e “Last Planner System” [LPS], adotadas na filosofia enxuta. Com estas ferramentas, pode-se analisar o macro fluxo e programar a compra dos insumos com antecedência, de forma a não produzir estoque, tampouco atraso por falta de material, reduzindo o cronograma de obra em 16% e o desperdício em 18%, além de constatar a oportunidade de aplicação deste conceito devido ao grande interesse dos profissionais sobre o tema.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Arantes, P.C.F.G. 2008. Lean Construction – Filosofia e Metodologias. Dissertação de mestrado em Engenharia Civil. Universidade do Porto, Porto, Portugal. Disponível em: <https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/60079/1/000129800.pdf>. Acesso em: 27 jul. 2019.

Câmara Brasileira da Indústria da Construção [CBIC]. 2019. Taxa de crescimento – setores e construção civil. Disponível em: <http://www.cbicdados.com.br/menu/pib-e-investimento/pib-brasil-e-construcao-civil>. Acesso em: 09 mar. 2019.

Carvalho, B.S. 2008. Proposta de um modelo de análise e avaliação das construtoras em relação ao uso da construção enxuta. Dissertação de mestrado em Construção Civil. Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, Brasil.

Ellis, A.; Lange, A. 1996. Fique Frio! 1ed. Editora Best Seller, São Paulo, SP, Brasil.

Frota, F.R.; Weersma, L.A.; Weeresma, M.R. 2016. Método de projetos ágeis aplicado ao setor de construção civil: caso comparativo entre construtoras de médio porte. In: V Simpósio Internacional de Gestão de Projetos, Inovação e Sustentabilidade, 2016, São Paulo, SP, Brasil.

Koskela, L. 1992. Application of the New Production Philosophy to Construction. Center of Integrated Facility Engineering, Departamento de Engenharia Civil, Universidade de Stanford, Stanford, EUA. Anais…72.

Nascimento, A.H.; Reinaldo, P.A. 2017. Planejamento de obra utilizando conceitos da “Lean Construction”: Estudo de Caso. Trabalho de conclusão de curso de Engenharia Civil. Universidade do Sul de Santa Catarina, Palhoça, SC, Brasil.

Neves, A.L.H.C.S. 2010. Metodologia de planeamento e controlo da produção baseada na integração de práticas ágeis com a filosofia “Lean”. Dissertação de mestrado em Engenharia Civil. Universidade Técnica de Lisboa, Lisboa, Portugal.

Pádua, R.C. 2014. Implementação de práticas de “Lean Construction” em uma obra residencial em Goiânia – Estudo de Caso. Monografia ao curso de Engenharia Civil. Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO, Brasil.

Pereira, M.D.C. 2012. Avaliação e análise da aplicação da filosofia lean em empresas de construção civil da região metropolitana de Belo Horizonte. Monografia ao curso de especialização em Construção Civil. Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil.

Rentes, A.F. 2000. TransMeth- Proposta de uma metodologia para a condução de processos de transformação de empresas. Tese de livre docência na Escola de Engenharia de São Carlos. Universidade de São Paulo, São Carlos, SP, Brasil.

Santos, L.A.; Perufo, L.D.; Marzall, L.F.; Garlet, E.; Godoy, L.P. 2015. Mapeamento de processos: um estudo no ramo de serviços. Iberoamerican Journal of Industrial Engineering, Florianópolis, SC, Brasil 7(14): 108-128.

Souza, A.L. 2013. Avaliação dos princípios do “lean construction” em um canteiro de obras. Trabalho de conclusão de curso no curso de Engenharia da Produção. Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR, Brasil.

Souza, B.C.; Cabette, R.E.S. 2014. Gerenciamento da construção civil: estudo da aplicação da “lean construction” no brasil. Disponível em: <http://www.revista.unisal.br/lo/index.php/reget/article/view/143>. Acesso em: 24 mar. 2019.

Downloads

Publicado

2025-10-17

Como Citar

LOSITO, Thiago Komoto. LEAN CONSTRUCTION NO PLANEJAMENTO E CONTROLE DE EMPREENDIMENTOS MINHA CASA MINHA VIDA. LUMEN ET VIRTUS, [S. l.], v. 16, n. 53, p. e9021 , 2025. DOI: 10.56238/levv16n53-069. Disponível em: https://periodicos.newsciencepubl.com/LEV/article/view/9021. Acesso em: 5 dez. 2025.