A importância do desenvolvimento da liderança em Enfermagem: Revisão de literatura
DOI:
https://doi.org/10.56238/levv15n40-027Palabras clave:
Liderança, Desenvolvimento, Desempenho, EnfermagemResumen
A palavra liderança surgiu por volta de 1300 d.C., embora o termo tenha sido cada vez mais utilizado nos últimos 200 anos, especialmente na língua inglesa. Como conceito geral e simplificado, podemos dizer que liderança é o processo de orientar um grupo de pessoas, transformando-as em uma equipe que gera resultados. É a capacidade de motivar e influenciar as pessoas geridas, de forma ética e positiva, para que contribuam de forma voluntária e entusiástica para a concretização dos objetivos da equipa e da organização.A liderança está associada a incentivos, incentivos e impulsos que podem motivar as pessoas a alcançar a missão, visão e objetivos da empresa. Liderança é uma forma de influência.
Influência é uma transação interpessoal na qual uma pessoa age intencionalmente para modificar ou provocar o comportamento de outra pessoa (CHIAVENATO, 1999: 553-627). Segundo o autor, a liderança é um fenômeno social típico que ocorre apenas em grupos sociais. Podemos defini-la como a influência interpessoal exercida numa determinada situação e dirigida através do processo de comunicação humana para o alcance de um ou mais objetivos específicos.
Liderança é “o início e a manutenção da estrutura em termos de expectativas e interações” (Stogdill, 1974, p.411). Segundo o autor, a liderança estrutura a equipe para que todos tenham o mesmo objetivo e superem as expectativas. através da fé e da autotranscedência.
Liderança é o processo de influenciar as atividades de um grupo organizado para a consecução de um objetivo (Rouch e Behling, 1984 p. 46). Portanto, liderança é controlar as ações do grupo onde todos trabalham juntos focados nesses objetivos. o mesmo objetivo.