Análise estratégica de internacionalização e inserção no mercado brasileiro de Fast Food: Estudo simulativo a partir da empresa espanhola Cerveceria 100 Montaditos

Autores

  • Frederico Andreis Beneli Donadon Author
  • Téucle Mannarelli Filho Author

DOI:

https://doi.org/10.56238/levv15n38-043

Palavras-chave:

Internacionalização, Análise Estratégica, Franquia, Fast Food

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar a internacionalização e inserção do grupo empresarial espanhol Restalia, por meio da marca Cerveceria 100 Montaditos, no mercado brasileiro de fast food. Trata-se de um panorama simulativo, via pesquisa qualitativa, em estudo de caso escolhido por conveniência e observação direta. As análises Pestel, Cinco Forças de Porter e Swot possibilitaram mapear e identificar fatores críticos de sucesso e ameaças. Os resultados indicam que o modelo de negócios de autoatendimento, com variedade de pequenos lanches e bebidas vendidos a preços baixos, tem potencial de sucesso no Brasil em cidades com mais de 200.000 habitantes. Este estudo carece de pesquisas complementares que envolvam detalhamento dos Planos de Marketing e Logística, das questões operacionais e viabilidade econômica, além de contato junto à empresa para verificação do interesse em operar no Brasil, tendo em vista que o modelo de negócios empreendido expõe características atrativas, significativamente aplicáveis à realidade brasileira.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2024-07-23

Como Citar

DONADON, Frederico Andreis Beneli; FILHO, Téucle Mannarelli. Análise estratégica de internacionalização e inserção no mercado brasileiro de Fast Food: Estudo simulativo a partir da empresa espanhola Cerveceria 100 Montaditos. LUMEN ET VIRTUS, [S. l.], v. 15, n. 38, p. 653–675, 2024. DOI: 10.56238/levv15n38-043. Disponível em: https://periodicos.newsciencepubl.com/LEV/article/view/45. Acesso em: 5 dez. 2025.