NEFRITE LÚPICA CLASSE IV, MICROANGIOPATIA TROMBÓTICA E MIELITE LONGITUDINAL EXTENSA COMO MANIFESTAÇÃO INICIAL DO LÚPUS ERITEMATOSO SISTÊMICO - RELATO DE CASO

Autores/as

  • Victoria Bortolon Peres Autor/a
  • Alan Junior Santos Borges Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.56238/levv16n44-036

Palabras clave:

Lúpus Eritematoso Sistémico, Lúpus-Nefrite, Síndrome Antifosfolípido, Mielite Transversa

Resumen

O lúpus eritematoso sistêmico (LES) é uma doença autoimune crônica, cujos pacientes apresentam características clínicas variáveis, desde envolvimento leve das articulações e da pele até envolvimento renal, hematológico ou do sistema nervoso central, com risco de vida. A maioria dos pacientes com lúpus eritematoso sistêmico terá evidência clínica de doença renal. A Síndrome antifosfolípide (SAF) é a associação de trombose e/ou morbidade gestacional com anticorpos antifosfolípides (aPL). Trinta a quarenta por cento dos pacientes com lúpus eritematoso sistêmico apresentam resultados positivos para aPL, o que pode ter impacto na apresentação, manejo e prognóstico do LES. Qualquer órgão ou sistema pode ser afetado pela SAF. Podendo cursar com microangiopatia trombótica, tal como foi observado na nefropatia da SAF. A Mielite é uma doença inflamatória que se manifesta com sintomas motores, sensoriais e autonômicos de rápida progressão com resultados catastróficos. As manifestações neuropsiquiátricas (MNP) nos lúpus eritematoso sistêmico apresentam importante impacto no prognóstico da doença pela sua frequência e gravidade. A mielopatia é uma manifestação do sistema nervoso central (SNC) rara no LES e afeta de 1 a 2% dos pacientes. O presente relato de caso tem a intenção de atentar o profissional de saúde sobre o diagnóstico de LES na população em geral e suas principais apresentações, como também suas manifestações atípicas e raras, como a tríplice apresentação de abertura do quadro de lúpus demonstrado nesse caso :  Nefrite Lúpica Classe IV, Microangiopatia trombótica e Neuromielite com mielite longitudinal extensa. Além disso, na revisão de literatura em busca de abertura do quadro de LES com a manifestação tríplice citada nesse caso não foram encontradas tais menções.

Publicado

2025-01-17

Cómo citar

PERES, Victoria Bortolon; BORGES, Alan Junior Santos. NEFRITE LÚPICA CLASSE IV, MICROANGIOPATIA TROMBÓTICA E MIELITE LONGITUDINAL EXTENSA COMO MANIFESTAÇÃO INICIAL DO LÚPUS ERITEMATOSO SISTÊMICO - RELATO DE CASO. LUMEN ET VIRTUS, [S. l.], v. 16, n. 44, p. 443–456, 2025. DOI: 10.56238/levv16n44-036. Disponível em: https://periodicos.newsciencepubl.com/LEV/article/view/2870. Acesso em: 18 jan. 2025.