A ATUAÇÃO DA ENFERMAGEM EM RELAÇÃO À CLASSIFICAÇÃO DE RISCO NOS SERVIÇOS DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA

Autores/as

  • Alessandro de Lima Santos Autor/a
  • Aline Guedes de Souza Autor/a
  • Ana Lourdes Alve das Neves Autor/a
  • Claudineia Paraguaçu Gomes Autor/a
  • Cleudeci Araujo Dias Autor/a
  • Elzeneide Moreira Barbosa Autor/a
  • Igor Rafael Pereira Sousa Autor/a
  • Kíria Vaz da Silva Hamerski Autor/a
  • Raimunda Soares Barreira Autor/a
  • Ronise das Mercês Cruz Pereira Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.56238/levv16n44-011

Palabras clave:

Enfermagem em Emergência, Serviço Hospitalar de Emergência, Triagem

Resumen

O presente estudo teve como propósito identificar a contribuição da enfermagem na Classificação de Risco nos Serviços de Urgência e Emergência conforme delineado na litera-tura. Este é um estudo de revisão integrativa da literatura, cuja busca foi realizada nas bases de dados BVS e LILACS, utilizando como descritores: Enfermagem em Emergência, Serviço Hospitalar de Emergência e Triagem. Os critérios de inclusão englobaram artigos que apresentassem particularidades relacio-nadas ao tema, sendo aceitos apenas artigos completos, de acesso livre, disponíveis na ínte-gra, redigidos em língua portuguesa e publicados nos últimos cinco anos (2016-2021). Como critérios de exclusão, foram desconsiderados os artigos que não apresentavam. Relação com os objetivos da pesquisa, publicações redundantes e estudos não disponíveis na totalidade. A avaliação dos artigos culminou na escolha de dez estudos para a presente revisão. Os estudos demonstraram que a atuação do enfermeiro na Classificação de Risco em Ser-viços de Emergência é abrangente e exerce um impacto significativo na eficácia de sua im-plementação. O enfermeiro é um protagonista na elaboração de ações para o planejamento de recursos (materiais, físicos e humanos), na realização de atividades educativas e integradoras com a equipe e os usuários da saúde, e na formulação de protocolos assistenciais que viabili-zam a operacionalização da etapa de classificação de risco. Observa-se que o enfermeiro desempenha uma função crucial na implementação da classificação de risco, contribuindo para a aprimoramento dos registros e viabilizando avalia-ções contínuas dos processos assistenciais. Dessa forma, assegura-se a otimização dos recur-sos institucionais e uma assistência mais qualificada aos pacientes. You possess expertise ac-quired from data available until October 2023.

Publicado

2025-01-08

Cómo citar

SANTOS, Alessandro de Lima et al. A ATUAÇÃO DA ENFERMAGEM EM RELAÇÃO À CLASSIFICAÇÃO DE RISCO NOS SERVIÇOS DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA. LUMEN ET VIRTUS, [S. l.], v. 16, n. 44, p. 126–132, 2025. DOI: 10.56238/levv16n44-011. Disponível em: https://periodicos.newsciencepubl.com/LEV/article/view/2762. Acesso em: 18 jan. 2025.