ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE COMPÓSITOS REFORÇADOS COM BAGAÇO DE CANA-DE-AÇÚCAR PRODUZIDOS A PARTIR DE ÓLEO DE SOJA EPOXIDADO COMERCIAL E ÓLEO DE SOJA PROVENIENTE DE FRITURAS

Autores

  • Juliana Silva Author
  • Aline Faria Author
  • Geraldo Oliveira Author
  • Fernando Lage Author

DOI:

https://doi.org/10.56238/levv15n43-117

Palavras-chave:

Compósitos, Óleo de Soja Epoxidado, Bagaço de Cana-de-Açúcar

Resumo

O epóxi comercial é produzido a partir derivados de petróleo e é amplamente utilizado como matriz na produção de compósitos devido ao seu processamento simples. O óleo de soja epoxidado possibilita a produção de uma matriz mais sustentável. Tendo em vista a sustentabilidade, o presente trabalho tem como objetivo a produção de materiais compósitos produzidos a partir do óleo de soja epoxidado comercial e do óleo de soja residual de frituras epoxidado. Foi realizada a caracterização dos óleos epoxidados por meio da determinação do teor de oxigênio oxirano (OOe), espectroscopia no infravermelho por Transformada de Fourier e ensaio de tração. Como os óleos de soja epoxidados são menos resistentes à tração que o epóxi comercial derivado de petróleo, faz-se necessário a adição de fibras para melhoria das características mecânicas do material. As fibras naturais de bagaço de cana- de-açúcar foram escolhidas como material de reforço. Os materiais foram produzidos com os dois tipos de óleo de soja epoxidado, a avaliação mecânica foi realizada por meio de ensaios de tração com a adição de fibras de 0%, 5% e 7%. O limite de resistência à tração foi significativamente melhorado para ambos materiais, principalmente com a adição de 5% de reforço no óleo de soja epoxidado comercial, chegando a 133% maior que a resina sem reforço. Quanto ao teor de oxigênio oxirano, o epóxi de óleo residual apresentou um percentual de 4,55% m/m e o comercial 6,53% m/m, o óleo residual apresenta menor número de insaturações, por isso menor teor de OOe.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2024-12-24

Como Citar

SILVA, Juliana; FARIA, Aline; OLIVEIRA, Geraldo; LAGE, Fernando. ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE COMPÓSITOS REFORÇADOS COM BAGAÇO DE CANA-DE-AÇÚCAR PRODUZIDOS A PARTIR DE ÓLEO DE SOJA EPOXIDADO COMERCIAL E ÓLEO DE SOJA PROVENIENTE DE FRITURAS. LUMEN ET VIRTUS, [S. l.], v. 15, n. 43, p. 9245–9257, 2024. DOI: 10.56238/levv15n43-117. Disponível em: https://periodicos.newsciencepubl.com/LEV/article/view/2520. Acesso em: 5 dez. 2025.