CASTRAÇÃO - CONTROLE POPULACIONAL DE CÃES E GATOS POR MEIO DE ESTERILIZAÇÃO CIRÚRGICA E EDUCAÇÃO PARA GUARDA RESPONSÁVEL
DOI:
https://doi.org/10.56238/ERR01v10n4-011Palavras-chave:
Castração, Guarda Responsável, Controle Populacional, Saúde Pública, Bem-Estar Animal, Ações EducativasResumo
O projeto CastrAção, alia educação para a guarda responsável e a castração como estratégia sustentável de controle populacional de cães e gatos. Frente à ausência de diagnóstico oficial sobre animais errantes, a iniciativa articula ações educativas em escolas e orientações a tutores, integrando conceitos de saúde pública, bem-estar animal e prevenção de zoonoses. Os procedimentos cirúrgicos seguiram contemplando orquiectomia e ovariossalpingo-histerectomia conforme a espécie e o sexo, além da entrega de instruções sobre cuidados pós-operatórios e responsabilidades do tutor, paralelamente a ação de atividades lúdicas. Desenvolvido desde 2017, o projeto alcançou projeção internacional ao integrar o 2º CASTRALAT, consolidando sua relevância científica e social. Os resultados reforçam que a combinação de educação continuada e castração massiva constitui ferramenta eficaz para reduzir a superpopulação animal, minimizar abandonos e estimular a formação de profissionais veterinários críticos e engajados com questões sociais.
Downloads
Referências
BUDZIAK, C.; PIMPÃO, C.T.; MONTOYA, I.K.; VILLANOVA JUNIOR, J.A.; MORAES, P.F. A
importância do projeto de Campanha de Castração na formação do profissional médico veterinário. Revista Acadêmica: Ciências Agrárias e Ambientais, v.8, n.3, p.361-370, 2010.
CATAPAN, D.C.; VILLANOVA JUNIOR, J.A.; WEBER, S.H.; MANGRISH, R.M.V.; SZCZYPKOVSKI, A.D.; CATAPAN, A.; PIMPÃO, C.T. Percepção e atitudes do ser humano sobre guarda responsável, zoonoses, controle populacional e cães em vias públicas. Revista brasileira de Ciência Veterinária, v.22, n.2, p.92-98, 2015.
GARCIA, R.C.M. Estudo da dinâmica populacional canina e felina e avaliação de ações para o equilíbrio das populações em área da cidade de São Paulo, SP, Brasil. 2009. 264 f. Tese de Doutorado, apresentada à FJOFFILY, D.; SOUZA, L.M.; GONÇALVES, S.M.; PINTO, J.V.;
BARCELLOS, M.C.B.; ALONSO, L.S. Medidas para o controle de animais errantes desenvolvidas pelo grupo PET de Medicina Veterinária da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Revista Em Extensão, v.12, n.1, p.197-211, 2013.
LANGONI, H.; TRONCARELLI, M.Z.; RODRIGUES, E.C.; NUNES, H.R.C.; HARUMI, V.;
HENRIQUES, M.V.; SILVA, K.M.; SHIMONO, J. Conhecimento da população de Botucatu-SP sobre guarda responsável de cães e gatos. Veterinária e Zootecnia, v. 18, n. 2, p. 297-305, 2011.
LIMA, A.F.M.; LUNA, S.P.L. Algumas causas e consequências da superpopulação canina e felina: acaso ou descaso? Revista de Educação continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v.10.n.1, p.32-38, 2012.
SANTANA, L.R.; MARQUES, M.R. Maus tratos e crueldade contra animais nos Centros de Controle de Zoonoses: aspectos jurídicos e legitimidade ativa do Ministério Público para propor Ação Civil Pública. São Paulo, 2002.
SANTANA, L.R.; MARQUES, M.R. Maus tratos e crueldade contra animais nos Centros de Controle de Zoonoses: aspectos jurídicos e legitimidade ativa do Ministério Público para propor Ação Civil Pública. São Paulo, 2002.
SANTOS, S. P. A importância do lúdico nas séries iniciais e sua contribuição para aprendizagem. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 6, p. 417-428, 2023.