USO DO BIM COMO FERRAMENTA DE ANÁLISE COMPARATIVA DO DESEMPENHO TÉRMICO DE CORTINAS VERDES EM EDIFICAÇÕES CONSTRUÍDAS

Autores

  • Gabriela Oliveira Correa Autor
  • Guilherme Shoiti Ueda Autor
  • Eduardo de Pieri Prando Autor
  • André Luis Gobbi Primo Autor

DOI:

https://doi.org/10.56238/ERR01v10n7-018

Palavras-chave:

BIM, Cortinas Verdes, Eficiência Térmica, Sustentabilidade

Resumo

Em regiões de clima muito quente como Votuporanga-SP, uma prática comum para garantir o conforto térmico interno é o uso de sistemas de arrefecimento mecânico, o que pode gerar gastos desnecessários e desperdício de recursos. Considerando o volume de edificações já existentes sem preocupação com a melhoria e/ou garantia do conforto térmico para os moradores na fase de projeto, torna-se necessário buscar soluções de baixo custo, executáveis pelos próprios moradores e de viés sustentável visando assegurar o conforto higrotérmico. Nesse contexto, a presente pesquisa teve por objetivo avaliar a eficiência da cortina verde aplicada na fachada oeste do IFSP - campus Votuporanga, bem como verificar a aderência da plataforma BIM às condições reais de simulação do comportamento térmico. Os resultados foram obtidos por meio de dataloggers e sensores instalados in loco e simulações com o software Revit®, considerando as propriedades físicas e condições climáticas no entorno da edificação. Para as simulações, foram realizadas duas modelagens da biblioteca: uma com inserção da cortina verde como barreira contra a incidência solar direta na fachada oeste da edificação e outra sem. Os resultados demonstram redução da temperatura interna, aumento de umidade, diminuição de carga térmica da zona e proximidade entre valores medidos e simulados. Isso reafirma a eficiência térmica da cortina verde como estratégia passiva de melhoria do desempenho térmico e comprova/demonstra que a utilização da plataforma BIM se mostrou precisa para análises térmicas, evidenciando seu uso como ferramenta de apoio a decisões de projetos sustentáveis.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ARAUJO, A. M. F.; CRIPPA, J.; UEHARA, L. K. S.; LOPES, T. V.; SCHEE, S. Interoperabilidade de ferramentas BIM e avaliação do ciclo de vida de edificações. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO; SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GESTÃO E ECONOMIA DA CONSTRUÇÃO, 1. e 10., 2017, Fortaleza, 2017.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15220-3: desempenho térmico de edificações parte 3: zoneamento bioclimático brasileiro e diretrizes construtivas para habitações unifamiliares de interesse social. Rio de Janeiro: ABNT, 2005.

ASHRAE. ASHRAE Handbook: fundamentals. Atlanta: American Society of Heating, Refrigerating and Air-Conditioning Engineers, 2017.

BUSSAB, W. O.; MORETTIN, P. A. Estatística básica. 8. ed. São Paulo: Saraiva, 2017.

CORBELLA, O.; CORNER, V. Manual de arquitetura bioclimática tropical. Rio de Janeiro: Revan, 2011.

FROTA, A. B.; SCHIFFER, S. R. Manual de conforto térmico. 8. ed. São Paulo: Studio Nobel, 2009.

GONÇALVES, L. Utilização de plataforma BIM como instrumento comparativo na eficiência energética com cortina verde aplicada em edifício construído. REGRASP, São Paulo, v. 6, n. 4, dez. 2021.

ISO 7726: ergonomics of the thermal environment — instruments for measuring physical quantities. Geneva: International Organization for Standardization, 2025.

KYOCERA GROUP. What is a green curtain? [S.l.]: Kyocera, [201-].

LAMBERTS, R.; DUTRA, L.; PEREIRA, F. O. R. Eficiência energética na arquitetura. 3. ed. Rio de Janeiro: Interciência, 2014.

MAGNO, C. P. M.; KAIMOTI, N. L. A.; VALDAMBRINI, A. C. O conforto térmico da cortina verde. In: CONGRESSO DE INOVAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO IFSP – CONICT, 8., 2017, Cubatão. Anais […]. Cubatão: IFSP, 2017.

MASCARÓ, L.; MASCARÓ, J. Energia na construção. Porto Alegre: Masquatro Editora, 2009.

TAVARES, A.; LEÔNCIO, D. T. C. Estudo e avaliação das propriedades térmicas de coberturas verdes utilizando o gênero Commelina. Nova Friburgo: [s.n.], 2017.

VALDAMBRINI, A. C. Cortina verde: uso de vegetação como fator de conforto térmico em edificações do IFSP-Votuporanga. 2014. Relatório de Iniciação Científica Institucional (Técnico em Edificações). Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Votuporanga, 2014.

Downloads

Publicado

2025-12-05

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

USO DO BIM COMO FERRAMENTA DE ANÁLISE COMPARATIVA DO DESEMPENHO TÉRMICO DE CORTINAS VERDES EM EDIFICAÇÕES CONSTRUÍDAS. (2025). ERR01, 10(7), e10787. https://doi.org/10.56238/ERR01v10n7-018