O USO DE MONITORAMENTO AUDIOVISUAL PELOS ÓRGÃOS DE SEGURANÇA PUBLICA NAS AÇÕES INVESTIGATIVAS, OSTENSIVAS E DE CUMPRIMENTO DE ORDEM JUDICIAL

Autores

  • Edilson Maciel Pantoja Autor
  • Vanesse Louzada Coelho Autor

DOI:

https://doi.org/10.56238/ERR01v11n1-008

Palavras-chave:

Câmeras no Combate à Criminalidade, Vídeo Monitoração, Violação da Privacidade e Intimidade, Violação de Garantias, Dificuldades

Resumo

O presente artigo objetiva analisar a implantação de câmeras audiovisuais na segurança pública como método de proteção da sociedade e de auxílio no enfrentamento da criminalidade pela polícia, bem como as justificativas à implantação desse tipo de tecnologia, crescente no mundo inteiro, onde a monitoração adentra vários pontos polêmicos como: vigilância, privacidade e intimidade, abuso de autoridade dentre outros. Será discorrido como são criadas as políticas públicas de segurança, bem como, falaremos sobre o histórico do vídeo monitoramento da polícia após a inserção da tecnologia da informação no combate à criminalidade.  Será abordado ainda no tema o direito comparado entre Brasil e China no que tange ao uso da tecnologia pela segurança pública. Será abordado questões sobre a violação de garantias e da privacidade, vigilância nacional, controle do comportamento da população, além do abuso de autoridade.  O método utilizado foi pesquisa bibliográfica, realizando revisão de literatura, artigos científicos publicados, casos notórios relacionados ao tema e decisões proferidas no Brasil.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

BRASIL. Decreto nº 88.777 de 1983 (R200). Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/D88777.htm>Acesso em: 06abril. 2021.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/ConstituicaoCompilado.htm>Acesso em: 06abril. 2021.

BRUSCH TERRES, Carlos Alberto. Termo circunstanciado: uma análise sob a ótica da expressão constitucional “preservação da ordem pública” como atribuição da polícia militar. Monografia apresentada no curso de pós-graduação:UNISUL, 2012.

G1 – Brasil tem mais de um milhão de câmeras de monitoramento nas ruas. Disponível em: <http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2011/05/brasil-tem-maisde-um-milhao-de-cameras-de-monitoramento-nas-ruas.html>. Acesso em: 06abril. 2021.

LAZZARINI, Álvaro. Estudos de direito administrativo. 2 ed. – São Paulo Editora Revista dos Tribunais, 1999.

Temas de direito administrativo. 2 ed. – São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2003.

TEZA, Marlon Jorge. Temas de polícia militar: novas atitudes da polícia ostensiva na Ordem Pública. Florianópolis: Darwin, 2017.

VALLES, Eduardo Luiz. Descentralização da atividade de vídeo monitoramento: uma alternativa estratégica para eficácia desta ferramenta. Monografia apresentada no curso de pós-graduação: UNIVALI, 2016.

Downloads

Publicado

2026-01-07

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O USO DE MONITORAMENTO AUDIOVISUAL PELOS ÓRGÃOS DE SEGURANÇA PUBLICA NAS AÇÕES INVESTIGATIVAS, OSTENSIVAS E DE CUMPRIMENTO DE ORDEM JUDICIAL. (2026). ERR01, 11(1), e11682. https://doi.org/10.56238/ERR01v11n1-008