TRANSIÇÕES EDUCACIONAIS NA INFÂNCIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA PASSAGEM DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.56238/II-CIM-047Palavras-chave:
Transição escolar, Educação InfantilResumo
A transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental é um processo complexo, envolvendo aspectos pedagógicos, emocionais, sociais e culturais, regulamentado no Brasil pela Emenda Constitucional nº 59/2009 e Resolução CNE/CEB nº 5/2009. Diferenças entre as culturas pedagógicas das etapas podem gerar rupturas, exigindo práticas de acolhimento, integração curricular e escuta ativa. A BNCC (2017) enfatiza a continuidade dos direitos de aprendizagem, destacando a necessidade de projetos pedagógicos integrados. A participação familiar e a formação docente são cruciais para uma transição acolhedora. Este artigo, por meio de revisão bibliográfica, analisa desafios e possibilidades para promover uma passagem respeitosa e significativa.
Downloads
Publicado
2025-07-08
Edição
Seção
Articles
Como Citar
MONTEIRO, Marly da Cunha; BACKES, Zuleica Elenice; DE SIQUEIRA, Manoela Batista; MELO, Márcia da Silva; GOMES, Luzimar Vargas; DOURADO, Luciene Batista. TRANSIÇÕES EDUCACIONAIS NA INFÂNCIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA PASSAGEM DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL. Anais New Science Publishers | Editora Impacto , [S. l.], 2025. DOI: 10.56238/II-CIM-047. Disponível em: https://periodicos.newsciencepubl.com/ans/article/view/6475. Acesso em: 5 dez. 2025.