IMPACTO DA CIRURGIA ENDOSCÓPICA NASOSSINUSAL NA QUALIDADE DE VIDA EM PACIENTES COM SINUSITE CRÔNICA: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Autores

  • Rodrigo Sevilla Noleto Autor
  • Leandro Guimarães Borges Autor
  • Anyelle Araújo Cardoso Bento Autor
  • Camille Pettene Dantas Autor
  • Lucas Alves Pedrada Autor
  • Karla Giovanna Santos Castro Autor
  • Inês Marabuco Lopes Autor
  • Arthur Cortez Leite Autor
  • Amanda Sávio Correia Araújo Autor
  • Ticiane Brito da Costa Autor

Palavras-chave:

Chronic rhinosinusitis, Endoscopic sinus surgery, Nasal polyps

Resumo

Introdução: A rinossinusite crônica manifesta congestão nasal, perda de olfato e rinorréia, o que tem um impacto negativo na qualidade de vida, incluindo a qualidade do sono. A cirurgia endoscópica nasossinusal tem como objetivo a remoção de pólipos que obstruem a cavidade nasal e os seios da face, bem como a criação de vias de drenagem patentes dos seios da face, é um procedimento amplamente utilizado no tratamento da sinusite crônica refratária. Objetivo: Este trabalho pretende apresentar o impacto da cirurgia endoscópica nasossinusal na qualidade de vida dos pacientes com sinusite crônica. Material e Método: Trata-se de uma revisão de literatura, em que foram selecionadas artigos científicos nas bases de dado PUBMED com os descritores: “Chronic rhinosinusitis; Endoscopic sinus surgery; Nasal polyps".  Os critérios de inclusão foram texto grátis completo, revisão sistemática e metanálise publicados entre 2019 e 2024, após análise de títulos e resumos foram efetivamente selecionados 9 artigos por compreenderem o tema proposto. Resultados: Pesquisas recentes destacam que a cirurgia endoscópica nasossinusal alivia não somente os sintomas persistentes da sinusite crônica, mas também promove uma redução na utilização de medicamentos, como corticosteroides intranasais após o procedimento. Ademais, a remoção dos pólipos nasais trouxe uma melhora do olfato, antes prejudicado pela obstrução mecânica do fluxo de ar ao neuroepitélio olfatório, combinado a lesão inflamatória crônica do neuroepitélio. Uma vantagem do procedimento é a recuperação pós-operatória relativamente rápida, com muitos pacientes relatando uma melhoria substancial na capacidade de respirar livremente pelo nariz e uma redução na frequência e intensidade das infecções sinusais. No entanto, é preciso considerar fatores como a seleção adequada de pacientes, avaliação pré-operatória minuciosa e discussão dos resultados esperados, bem como possíveis complicações com os pacientes antes da intervenção. Conclusão: Entende-se, portanto, a cirurgia endoscópica nasossinusal como uma opção terapêutica eficaz e segura para melhoria da qualidade de vida nos pacientes com sinusite crônica refratários ao tratamento conservador.

Downloads

Publicado

2024-07-24

Como Citar

NOLETO, Rodrigo Sevilla et al. IMPACTO DA CIRURGIA ENDOSCÓPICA NASOSSINUSAL NA QUALIDADE DE VIDA EM PACIENTES COM SINUSITE CRÔNICA: UMA REVISÃO DE LITERATURA. Anais New Science Publishers | Editora Impacto , [S. l.], 2024. Disponível em: https://periodicos.newsciencepubl.com/ans/article/view/86. Acesso em: 18 jan. 2025.