SISTEMA DE MAPEAMENTO DE PRODUÇÃO DE FRUTOS: TESTES E ADEQUAÇÕES TECNOLÓGICAS

Autores

  • Pedro João de Oliveira Sawczuk Autor
  • Letícia dos Santos Autor
  • Alan Gavioli Autor
  • Claudio Leones Bazzi Autor

DOI:

https://doi.org/10.56238/I-CICBA-007

Palavras-chave:

Agricultura, Desenvolvimento, Tecnologia

Resumo

Abordamos a importância da agricultura brasileira como um setor fundamental para o crescimento econômico do país. Com uma parcela significativa no PIB nacional, a agricultura exige avanços tecnológicos para aumentar a produção de culturas de forma sustentável. A agricultura de precisão (AP) surge como uma solução, tratando áreas de cultivo de forma individualizada com tecnologias avançadas, como colheitadeiras com piloto automático, sensores, drones e receptores GNSS.

Concentra-se no desenvolvimento de um sistema embarcado para mapear a produtividade de culturas de plantas frutíferas. Utilizamos um dispositivo com GPS, RFID e armazenamento em cartão de memória, controlado por um microcontrolador ESP32 e programado na IDE do Arduino. O sistema rastreia a colheita manual de frutos, registrando dados de localização e quantidade.

Testamos o sistema com sucesso em bancada, com a integração do hardware e código Arduino IDE. O projeto visa coletar dados para análises geoestatísticas, otimizando o manejo de insumos e recursos humanos. Observamos desafios na interface do Arduino IDE e no sistema de carregamento, que merecem atenção futura.

Esperamos que este trabalho contribua para o aumento da produtividade e a redução de custos na agricultura, promovendo um manejo mais eficiente das áreas cultivadas.

Downloads

Publicado

2025-04-06

Como Citar

SAWCZUK, Pedro João de Oliveira; DOS SANTOS, Letícia; GAVIOLI, Alan; BAZZI, Claudio Leones. SISTEMA DE MAPEAMENTO DE PRODUÇÃO DE FRUTOS: TESTES E ADEQUAÇÕES TECNOLÓGICAS. Anais New Science Publishers | Editora Impacto , [S. l.], 2025. DOI: 10.56238/I-CICBA-007. Disponível em: https://periodicos.newsciencepubl.com/ans/article/view/4135. Acesso em: 23 abr. 2025.