PERICARDITE POR CHIKUNGUNYA: UM RELATO DE CASO NA AMAZÔNIA OCIDENTAL

Autores/as

  • Bianca Antunes Silocchi Autor/a
  • Viviane da Cruz Aguiar Souza Autor/a
  • Carolyne Costa de Aguiar dos Santos Autor/a
  • Piet Gabriel de Oliveira Autor/a
  • Luana Maria de Morais Braga Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.56238/levv16n47-009

Palabras clave:

Chikungunya, Vírus, Arbovírus, Artrite, Complicações atípicas

Resumen

Chikungunya é uma arbovirose causada pelo alfa vírus - Chikungunya pertencente à família Togaviridae e ao gênero Alphavirus. A transmissão do vírus ocorre através da picada de fêmeas dos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus infectadas O nome deriva de uma palavra em Makonde que significa “aqueles que se dobram”, descrevendo a postura das pessoas afetadas pela intensa dor articular.

Os sintomas característicos incluem febre de início súbito e intensa poliartralgia, acompanhada frequentemente de dores nas costas, erupção cutânea, dor de cabeça e fadiga. A principal diferença clínica da dengue são as fortes dores nas articulações, que podem vir acompanhadas de edema. Após a fase aguda, a doença pode evoluir para as fases subaguda (ou pós-aguda) e crônica. Chikungunya pode ter caráter epidêmico e está associada a morbidade significativa devido à persistência da dor articular. Possui um alto potencial de agravo desde que não tenha um diagnóstico e tratamento precoce.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

2025-04-04

Cómo citar

SILOCCHI, Bianca Antunes; SOUZA, Viviane da Cruz Aguiar; DOS SANTOS, Carolyne Costa de Aguiar; DE OLIVEIRA, Piet Gabriel; BRAGA, Luana Maria de Morais. PERICARDITE POR CHIKUNGUNYA: UM RELATO DE CASO NA AMAZÔNIA OCIDENTAL. LUMEN ET VIRTUS, [S. l.], v. 16, n. 47, p. 3079–3085, 2025. DOI: 10.56238/levv16n47-009. Disponível em: https://periodicos.newsciencepubl.com/LEV/article/view/4223. Acesso em: 5 dec. 2025.