A RELAÇÃO ENTRE A APRENDIZAGEM LÚDICA E O DESENVOLVIMENTO INFANTIL NAS SÉRIES INICIAIS A PARTIR DA PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM

Authors

  • Wollacy Esquerdo Lima Author
  • Denise Costa Barbosa Author
  • Isaires Nunes Costa Author
  • Tássila Nawane Santos da Silva Author

DOI:

https://doi.org/10.56238/levv15n43-059

Keywords:

Aprendizagem, Lúdico, Desenvolvimento, Infantil

Abstract

O estudo envolve a relevância das atividades lúdicas, esclarecendo o progresso na aprendizagem e no desenvolvimento infantil, levando para discussão a teoria cognitivista, com foco na análise da melhoria de processo mental, relacionando a aprendizagem com a interação social e adaptação ao ambiente ao qual o indivíduo vive. O lúdico se faz presente na vida da criança e traz consigo importantes benefícios, inclusive educacionais. O objetivo da pesquisa é examinar como os jogos e brincadeiras influenciam no desenvolvimento cognitivo das crianças nas séries iniciais, que envolvem o desenvolvimento da memória, a resolução de problemas e o raciocínio lógico. O método de investigação é estruturado em uma revisão bibliográfica no cenário de uma abordagem qualitativa e se caracteriza também como descritiva, no qual foram revisados artigos, livros, revistas de autores específicos, fazendo uma reflexão a respeito do significado das atividades lúdicas como procedimento educativo, a fim de perceber o impacto na aprendizagem e no desenvolvimento infantil. Conforme os resultados, os estudos das atividades lúdicas melhoram o ensino educacional. A análise indica que ao incluir os recursos lúdicos na metodologia de ensino, há melhora na aprendizagem e nas habilidades cognitivas.

Published

2024-12-16

How to Cite

LIMA, Wollacy Esquerdo; BARBOSA, Denise Costa; COSTA, Isaires Nunes; DA SILVA, Tássila Nawane Santos. A RELAÇÃO ENTRE A APRENDIZAGEM LÚDICA E O DESENVOLVIMENTO INFANTIL NAS SÉRIES INICIAIS A PARTIR DA PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM. LUMEN ET VIRTUS, [S. l.], v. 15, n. 43, p. 8384–8397, 2024. DOI: 10.56238/levv15n43-059. Disponível em: https://periodicos.newsciencepubl.com/LEV/article/view/2245. Acesso em: 18 jan. 2025.