KLOK VEILING: COMO O MODELO DE VENDAS NO ESTILO “LEILÃO INVERTIDO” INOVOU A COMERCIALIZAÇÃO NO MERCADO DE FLORES E PLANTAS

Autores

  • Telma Braido Machado Autor
  • Luana da Silva Ribeiro Autor
  • Julio Cesar Nascimento Autor
  • Stéphani Cetimia Mariotti Ruiz Autor

DOI:

https://doi.org/10.56238/ERR01v11n1-002

Palavras-chave:

Klok, Veiling, Mercado, Flores e Plantas Ornamentais

Resumo

O mercado de flores e plantas ornamentais se destaca pela alta rentabilidade dentro do setor agrário. Composto, principalmente, pela agricultura familiar com alta agregação de valor por trabalho, concentra no estado de São Paulo tanto produção como consumo desse setor, e para o bom funcionamento deste mercado de produtos perecíveis, é de extrema importância que a cadeia de distribuição atue de forma eficiente. Tendo em vista estas considerações, pretende-se, por meio desta pesquisa, apresentar um estudo sobre a Cooperativa Veiling Holambra, especificamente sobre o funcionamento do Klok, um modelo de comercialização e distribuição de flores e plantas ornamentais em forma de leilão invertido. Apresentando um contexto histórico de formação da cooperativa, do funcionamento do sistema Veiling e do leilão Klok, além das características que fazem desse sistema um modelo inovador para o comércio dentro do setor de floricultura, o objetivo dessa pesquisa está em apresentar as razões que fazem do Klok o modelo ideal de comercialização de flores e plantas ornamentais quando comparado a outros sistemas de distribuição, como o CEASA/Campinas e o CEAGESP-ETSP. Os resultados mostram que o modelo proposto pelo Klok Veiling possibilita vantagens comparativas na comercialização destes produtos perecíveis pela agilidade, transparência, competitividade e geração de estatística do consumidor. Além disso, o sistema possui um controle de padrão e manutenção de qualidade do produto e a possibilidade de rastreio online com consulta em tempo real que garantem maior segurança e confiabilidade tanto do consumidor quanto do produtor ao optar pela comercialização através da Cooperativa Veiling Holambra. A metodologia usada para a elaboração desta pesquisa contempla a análise bibliográfica sobre o surgimento da Cooperativa Veiling Holambra, bem como de pesquisas e artigos científicos sobre o mercado de flores brasileiro e os modelos de comercialização que o compõem. Por fim, foi apresentada uma comparação analítica entre estes modelos de comercialização (Klok Veiling; CEASA/Campinas; CEAGESP-ETSP) e a conclusão quanto a maior eficiência do modelo Klok Veiling.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

AKI, A.Y. Como funciona o relógio no Veiling. AgroANALYSIS: a revista de economia agrícola da FGV, São Paulo, v. 15, n. 9, p. 19-20, 15/09/1995.

CASTRO, C. E. F. Cadeia Produtiva de Flores e Plantas Ornamentais. Revista Brasileira de Horticultura Ornamental, Campinas, v. 4, n. ½, p. 1-46, 1998.

CEAGESP -. Ceagesp.gov.br. Disponível em: <https://ceagesp.gov.br/entrepostos/feiras-de-flores/>. Acesso em: 25 maio 2023.

Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) e Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor). PIB da cadeia de Flores e Plantas Ornamentais brasileira: ano-base 2017. 2022. Dísponível em: <https://www.cepea.esalq.usp.br/br/pib-da-cadeia-de-flores-e-plantas-ornamentais.aspx>

CLARO, D. P.; DE OLIVEIRA, P. B. A comercialização de flores na Ceasa/Campinas e no Veiling da Holambra. Revista Brasileira de Horticultura Ornamental, Campinas, v. 5, n. 1, p. 70-77, 1999.

MARQUES, R. W. C.; CAIXETA FILHO, J. V. Sazonalidade do mercado de flores e plantas ornamentais no Estado de São Paulo: o caso da CEAGESP-SP. Revista de Economia e Sociologia Rural, v. 40, p. 789-806, 2002.

Mercado de Flores | CEASA Campinas. Ceasacampinas.com.br. Disponível em: <http://www.ceasacampinas.com.br/mercado-flores>. Acesso em: 25 maio 2023.‌

NEVES, M. F. Um modelo para planejamento de canais de distribuição no setor de alimentos. São Paulo, 1999. 297p. Tese (Doutorado) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - Departamento de Administração, Universidade de São Paulo.

OLIVEIRA, R.; POZZEBON, M.; HECK, E. Veiling Holambra - Trading Brazilian Flowers in the International Market Enabled by IT, Journal of Information Technology Case and Application Research, v. 9, n. 1, p. 38-58, 2007. DOI: 10.1080/15228053.2007.10856106

O Veiling - Veiling Holambra | Flores e Plantas Ornamentais. Disponível em: <https://veiling.com.br/a-cooperativa/>. Acesso em: 9 maio 2023.

SILVA, C. S; PAIVA, P. D. O; SANTOS, A. C. Flower and ornamental plants wholesale markets in Brazil. Revista Brasileira de Horticultura Ornamental, Campinas, v. 21, n. 1, p. 53-62, 2015.

SMORIGO, J.; JANK, M. Análise da eficiência dos sistemas de distribuição de flores e plantas ornamentais no estado de São Paulo. Revista de Economia e Sociologia Rural, Brasília, v. 39, n. 1, p. 35-52, 2001.

Downloads

Publicado

2026-01-05

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

KLOK VEILING: COMO O MODELO DE VENDAS NO ESTILO “LEILÃO INVERTIDO” INOVOU A COMERCIALIZAÇÃO NO MERCADO DE FLORES E PLANTAS. (2026). ERR01, 11(1), e11605 . https://doi.org/10.56238/ERR01v11n1-002