O ENSINO DE HISTÓRIA E SUAS METODOLOGIAS: ANÁLISE ESTRUTURAL DA DISCIPLINA NO CONTEXTO DO SÉCULO XXI
DOI:
https://doi.org/10.56238/arev7n10-189Palavras-chave:
História, Metodologia, Práticas PedagógicasResumo
Este estudo analisa a sistemática de ensino e a metodologia do curso de História, com o objetivo de promover o maior desempenho dos estudantes na área da ciência histórica. A pesquisa adota uma abordagem quali-quantitativa, utilizando o método de revisão bibliográfica e teórica. Os resultados evidenciam a necessidade de aprimorar a grade curricular e as metodologias aplicadas, visando à aprendizagem construtiva dos alunos. Propõe-se a implementação da metodologia ativa de ensinoaprendizagem ao longo do curso, como forma de otimizar o processo educativo. A análise baseia-se nos referenciais teóricos de Walter Benjamin e Breno Mendes et al., que discutem, respectivamente, o conceito de história e a formação de historiadores no ensino superior. Conclui-se que a reflexão sobre as práticas pedagógicas é fundamental para a formação de historiadores críticos e engajados, bem como para a constituição de alunos e formadores com pensamento crítico no ensino e aplicação da ciência histórica. A pesquisa também aborda a influência na historiografia contemporânea.
Downloads
Referências
CAINELLI, Marlene. Didática da história e a competência de atribuição de sentido: um estudo a partir da metodologia da educação histórica. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, v. 35, n. 74, p. 55-67, mar./abr. 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.64400
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. p. 28.
PINTO, Genivaldo Gonçalves (Org.). Metodologia do ensino de história : 4º semestre. 1. ed. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, Pró-Reitoria de Graduação, Centro de Educação, Curso de Graduação a Distância de Educação Especial, 2005.
SAVIANI, Demerval. História das idéias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2007. 158p.