VARIABILIDADE ESPACIAL DE ATRIBUTOS DO SOLO EM ÁREA DE PLANTIO DE BARRAGEM SUBTERRÂNEA NO MÉDIO SERTÃO DE ALAGOAS

Autores

  • M. S. L. da Silva Autor
  • H. L. F. da Silveira Autor
  • A. F. do Nascimento Autor
  • F. A. Marques Autor
  • M. B. de Oliveira Neto Autor
  • T. D. S. da Silva Autor
  • L. M. J. Moraes Autor
  • R. A. Lima Autor
  • C. C. M. de Santana Autor

DOI:

https://doi.org/10.56238/arev7n6-219

Palavras-chave:

Propriedades físicas e químicas do solo, Geoestatística, Manejo do solo, Hidrodinâmica do solo, Convivência com o Semiárido

Resumo

Este estudo teve como objetivo avaliar a variabilidade espacial de atributos químicos e físicos do solo em área sob influência de uma barragem subterrânea (BS) localizada no município de São José da Tapera, Território do Médio Sertão de Alagoas, Semiárido brasileiro, com ênfase na identificação de padrões espaciais associados ao uso e manejo do solo. Foram coletadas amostras de solo na camada de 0–0,20 m em 16 pontos georreferenciados, abrangendo áreas de cultivo e não cultivadas, para análise de pH, fósforo disponível (P), soma de bases (valor S), carbono orgânico (CO), condutividade elétrica (CE), saturação por alumínio (PST) e granulometria. Os dados foram analisados por meio de um interpolador determinístico (Spline), que permitiu observar a distribuição espacial dos atributos. Os resultados indicaram que os maiores valores de fertilidade do solo (valor S, P e CO) concentraram-se a montante da parede da barragem subterrânea, especialmente nos pontos sob cultivo intensivo de hortaliças com adubação orgânica. A granulometria revelou distribuição aleatória, com predomínio de areia nas proximidades da parede da barragem subterrânea, devido ao acúmulo de sedimentos mais grossos em leito de rio. A barragem subterrânea não demonstrou influência direta sobre a variabilidade dos atributos químicos, exceto pela possível atuação sobre a PST, mas contribuiu indiretamente para a melhoria da qualidade do solo por meio da retenção de água e sedimentos. Os resultados obtidos reforçam a importância do uso de práticas conservacionistas de manejo do solo e da água em áreas de barragens subterrâneas, visando a promoção de um ambiente mais produtivo e sutentável. O interpolador demonstrou eficiencia para identificar padrões espaciais de distribuição, fornecendo subsídios técnicos para o planejamento de ações de manejo adequado do solo voltadas à otimização do uso da barragem subterrânea.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2025-06-17

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

SILVA, M. S. L. da; SILVEIRA, H. L. F. da; NASCIMENTO, A. F. do; MARQUES, F. A.; OLIVEIRA NETO, M. B. de; SILVA, T. D. S. da; MORAES, L. M. J.; LIMA, R. A.; SANTANA, C. C. M. de. VARIABILIDADE ESPACIAL DE ATRIBUTOS DO SOLO EM ÁREA DE PLANTIO DE BARRAGEM SUBTERRÂNEA NO MÉDIO SERTÃO DE ALAGOAS. ARACÊ , [S. l.], v. 7, n. 6, p. 32859–32872, 2025. DOI: 10.56238/arev7n6-219. Disponível em: https://periodicos.newsciencepubl.com/arace/article/view/5950. Acesso em: 5 dez. 2025.