LEVANTAMENTO TÉCNICO DO SITIO HISTÓRICO DO PATU: A CONTRIBUIÇÃO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PARA PATRIMONIALIZAÇÃO DOS CAMPOS DE CONCENTRAÇÃO NO CEARÁ

Autores

  • Rérisson Máximo Autor

DOI:

https://doi.org/10.56238/arev7n3-184

Palavras-chave:

Campos de concentração, Ceará, Patu, Patrimônio histórico

Resumo

Esta ação extensionista, realizada pelo IFCE em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de Senador Pompeu e a Secretaria de Cultura do Estado do Ceará entre 2021 e 2022, auxiliou o poder público no tombamento do Sítio Histórico do Patu, então reivindicado pela sociedade civil e pelo Ministério Púbico estadual. Localizado no Sertão Central cearense, o Patu é o único dos oito campos de concentração construídos no estado para abrigar retirantes da seca e que ainda possui edificações. Foram realizados o levantamento topográfico da poligonal de 89 hectares que conforma o sítio histórico; o levantamento fotográfico e o levantamento edilício de vinte edificações com portes, usos e estados de conservação variados. As informações coletadas, analisadas e sistematizadas foram repassadas para o governo, contribuindo diretamente no processo de tombamento estadual do Sítio Histórico do Patu.     

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2025-03-18

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

MÁXIMO, Rérisson. LEVANTAMENTO TÉCNICO DO SITIO HISTÓRICO DO PATU: A CONTRIBUIÇÃO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PARA PATRIMONIALIZAÇÃO DOS CAMPOS DE CONCENTRAÇÃO NO CEARÁ. ARACÊ , [S. l.], v. 7, n. 3, p. 13311–13327, 2025. DOI: 10.56238/arev7n3-184. Disponível em: https://periodicos.newsciencepubl.com/arace/article/view/3931. Acesso em: 5 dez. 2025.