A EVOLUÇÃO DA LINGUAGEM E O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO HUMANO PARA GIAMBATTISTA VICO
DOI:
https://doi.org/10.56238/levv16n54-075Keywords:
Vico, Filosofia da História, Linguagem, Pensamento HumanoAbstract
O Presente artigo tem como objetivo principal apresentar a relevância e a importância do pensamento do filósofo, historiador e jurista italiano Giambattista Vico. Isso se dará a partir do estudo e compreensão da análise que este filósofo fez acerca do desenvolvimento histórico da linguagem e do pensamento humano. Para isso o artigo traz uma discussão central em sua teoria, que são os três modos de comunicação dos povos, a partir de suas linguagens. São elas: a linguagem dos deuses, a linguagem heróica e a linguagem dos homens. A primeira não se constitui necessariamente como uma lingagem falada, já que se aproxima dos sons e grunhidos originários. A segunda é uma fase intermediária de desenvolvimento ainda muito atrelada às narrativas heróicas. A terceira, a dos homens, já apresenta as características que mais se aproximam de uma linguagem propriamente racional e desenvolvida. Neste contexto, a sabedoria poética, que abarca os dois primeiros tipos de linguagem supracitadas, a dos deuses e a heróica, é essa primeira expressão de compreensão da realidade, originária de todas as outras futuras. Conclui-se a presente reflexão destacando a importância na compreensão dessas linguagens como fundamentais na constituição do próprio pensamento humano racional.
Downloads
References
VICO, G. A Ciência Nova. Tradução de Marco Lucchesi. Editora Record. Rio de janeiro, São Paulo, 1999.
Opere di G. B. Vico. Fausto Nicolini (ed.), Bari: Laterza, 1911–41. De nostri temporis studiorum ratione (1708)
Palmer, L. M., trans. Ithaca: De Antiquissima Italorum Sapientia ex Linguae Originibus Eruenda Libri Tres (Sobre a mais antiga sabedoria dos italianos desenterrada das origens da língua latina). 1710, Palmer, L. M., trans. Ithaca: Cornell UP, 1988.
Pinton, Girogio, and Arthur W. Shippee, trans. Amsterdam: Editions Rodopi B.V., 1984.* "On Humanistic Education", trans. Giorgio A. Pinton and Arthur W. Shippee. Ithaca: Cornell UP, 1993. Institutiones Oratoriae (The Art of Rhetoric).
Pompa, Leon, trans. Scienza Nuova (The First New Science). Cambridge: Cambridge UP, 2002.
Thomas G. Bergin and Max H. Fisch. Ithaca: Cornell UP, 2a. ed. 1968.The New Science of Giambattista Vico, (1744).