UMA REFLEXÃO E CRÍTICA SOBRE AS TRANSFORMAÇÕES DO ESPAÇO PÚBLICO DA CIDADE DE SALVADOR, BAHIA: RUAS COMPARTILHADAS E RUAS COMPLETAS COMO INTERVENÇÃO URBANA

Autores

  • Rodrigo Rodrigues Coutinho de Carvalho Macedo Autor

DOI:

https://doi.org/10.56238/II-CIM-011

Palavras-chave:

Espaço Público, Ruas Compartilhadas, Ruas Completas

Resumo

O espaço público destinado à circulação, socialização, convivência e permanência de pedestres. Nele decorre como produto social está sob continuado processo de transformação a cada necessidade. O uso dos veículos nas cidades alterou o ciclo de socialização e as transformações dos valores públicos e privados, como também contribuiu para o esvaziamento e abandono do espaço público (praças, parques e jardins), as ruas passaram a serem moldadas a escala automobilística, gerando conflito entre circulação de veículos e de pessoas e a segurança nas vias públicas. Em contrapartida, devido a estes fatores, surgiram os conceitos de Shared space, traffic calming, ruas compartilhadas, ruas completas e entre outras como intervenções urbanas. Aborda-se neste artigo a reflexão sobre as transformações do espaço público da cidade de Salvador, conceituando-os, apresentando suas características, desafios, criticas, além de abordar a teoria do enfoque normativo. Utilizou-se da revisão bibliográfica e análise comparativa de dados como metodologia. Sendo assim, faz-se uma reflexão e uma crítica quanta estas intervenções e um alerta quanto os tipos de ruas e seu contexto.

Downloads

Publicado

2025-06-17

Como Citar

MACEDO, Rodrigo Rodrigues Coutinho de Carvalho. UMA REFLEXÃO E CRÍTICA SOBRE AS TRANSFORMAÇÕES DO ESPAÇO PÚBLICO DA CIDADE DE SALVADOR, BAHIA: RUAS COMPARTILHADAS E RUAS COMPLETAS COMO INTERVENÇÃO URBANA. Anais New Science Publishers | Editora Impacto , [S. l.], 2025. DOI: 10.56238/II-CIM-011. Disponível em: https://periodicos.newsciencepubl.com/ans/article/view/5945. Acesso em: 13 jul. 2025.